O presente trabalho aborda a variação linguística existente na obra literária do autor Geovani Martins como possível ferramenta de ensino em sala de aula. Assim, o objetivo geral da pesquisa é demonstrar como a literatura pode ser instrumentalizada como ponto de partida na abordagem da variação linguística na escola. Para isso, os objetivos específicos são analisar os diferentes usos da linguagem na obra de Geovani Martins, perceber como a variação linguística se faz presente na escrita do autor e formular uma abordagem didática da variação linguística relacionada ao texto literário para ser efetivada em sala de aula. Na ficção brasileira contemporânea, o nome de Geovani Martins se destaca por sua obra centralizar experiências e temáticas relacionados à vivência nas periferias cariocas. Dentre as ferramentas utilizadas para inserir o leitor neste meio, o uso variado da linguagem se mostra um elemento essencial, são integradas marcas da oralidade e diferentes variantes linguísticas da região explorada como maneira tanto de desestabilizar estratégias tradicionais de leitura como de engajar e aprofundar a conexão do leitor às personagens. Como base para a análise sociolinguística do texto literário e para a compreensão dos processos de variação linguística são utilizados estudos de Bortoni-Ricardo, Magda Soares e Marcos Bagno. Com isso, espera-se demonstrar como a educação literária pode ser trabalhada em companhia do ensino de linguística e da abordagem de conceitos como variação linguística e preconceito linguístico, contribuindo assim com as práticas pedagógicas dos educadores de língua portuguesa.