O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional.