A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114150 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7499 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID574_TB7499_10062024235608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA O LIMA" "autor_nome_curto" => "Fernanda O Lima" "autor_email" => "fernanda_99lima@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114150 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7499 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID574_TB7499_10062024235608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA O LIMA" "autor_nome_curto" => "Fernanda O Lima" "autor_email" => "fernanda_99lima@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }