Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110287
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 4070
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4070_TB2008_03102024091654.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA"
    "autor_email" => "amanda.paiva@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110287
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 4070
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4070_TB2008_03102024091654.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA"
    "autor_email" => "amanda.paiva@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.