Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária.