POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA Á LUZ DO BEM VIVER
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112628 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5336 "inscrito_id" => 15552 "titulo" => "POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA Á LUZ DO BEM VIVER" "resumo" => "Em um cenário social destacado por exclusões, violações, preconceitos e intolerâncias, que deixam de lado a pluralidade, e muitas vezes ferem a dignidade humana, nesse texto, pensaremos sobre a educação matemática e o bem viver. Com o objetivo refletir sobre as possibilidades do ensino de matemática à luz do bem viver, dialogamos com pesquisadores como D’Ambrosio (1996; 2013; 2018), Krenak (2020; 2019), e outros, no sentido de provocar tais reflexões. Deste modo, ecoamos sobre como o bem viver pode impulsionar o ensino dessa disciplina no ambiente escolar, na vida em coletividade, e consequentemente na sustentabilidade do planeta. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em bancos de dados e repositórios de universidades, a fim de encontrar estudos que relacionem a matemática com o bem viver, as possibilidades de ensino, e outros fatores. Mesmo com uma escassez de produções acadêmicas que relacionem o bem viver com o ensino de matemática, destacamos como resultado desse estudo a dificuldade em construir o ensino de matemática pautado no coletivo, em uma sociedade que preza a vida digna para todos. Destacamos a Etnomatemática como tendência pedagógica que se aproxima do é o Bem viver, proporcionando essa visão de ensino, utilizando o contexto histórico-social do indivíduo nas aulas de matemática. Pontuamos também, que o bem viver não se trata de capital, nem somente de cultura. O bem viver representa bem-estar, reconhecer, e respeitar a existência do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15552_TB5336_12102024113428.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellencarvalho@uepa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112628 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5336 "inscrito_id" => 15552 "titulo" => "POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA Á LUZ DO BEM VIVER" "resumo" => "Em um cenário social destacado por exclusões, violações, preconceitos e intolerâncias, que deixam de lado a pluralidade, e muitas vezes ferem a dignidade humana, nesse texto, pensaremos sobre a educação matemática e o bem viver. Com o objetivo refletir sobre as possibilidades do ensino de matemática à luz do bem viver, dialogamos com pesquisadores como D’Ambrosio (1996; 2013; 2018), Krenak (2020; 2019), e outros, no sentido de provocar tais reflexões. Deste modo, ecoamos sobre como o bem viver pode impulsionar o ensino dessa disciplina no ambiente escolar, na vida em coletividade, e consequentemente na sustentabilidade do planeta. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em bancos de dados e repositórios de universidades, a fim de encontrar estudos que relacionem a matemática com o bem viver, as possibilidades de ensino, e outros fatores. Mesmo com uma escassez de produções acadêmicas que relacionem o bem viver com o ensino de matemática, destacamos como resultado desse estudo a dificuldade em construir o ensino de matemática pautado no coletivo, em uma sociedade que preza a vida digna para todos. Destacamos a Etnomatemática como tendência pedagógica que se aproxima do é o Bem viver, proporcionando essa visão de ensino, utilizando o contexto histórico-social do indivíduo nas aulas de matemática. Pontuamos também, que o bem viver não se trata de capital, nem somente de cultura. O bem viver representa bem-estar, reconhecer, e respeitar a existência do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15552_TB5336_12102024113428.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellencarvalho@uepa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }