Uso das tecnologias da informação é algo inevitável na área de ensino. Dente as várias ferramentas existentes, os simuladores merecem destaque e são importantes recursos metodológicos, pois através deles é possível visualizar e compreender o funcionamento de alguns sistemas ou situações, e assim diminuir a abstração dos conteúdos apresentados na sala de aula. Este trabalho propõe a utilizar o simulador PhET como ferramenta de ensino na disciplina de Eletricidade e Magnetismo para auxiliar na compreensão do conteúdo de circuitos elétricos de corrente contínua. A sequência didática investigativa iniciou com a explicação do conteúdo na sala de aula, onde foram abordadas técnicas para resolução de circuitos com uma e duas malhas, e circuitos resistivo-capacitivo. Após a explicação, um roteiro foi entregue, onde cada aluno montou e analisou o funcionamento dos circuitos no simulador PhET. Para personalizar a atividade, os valores dos elementos do circuito são distintos para cada aluno. Quando o circuito foi executado no simulador, a tensão e a corrente de cada elemento foram medidas, e os valores foram comparados aos calculados previamente pelos alunos. Portanto, ao utilizar uma sequência didática, que alia a teoria com a experimentação nos simuladores, foi observado um maior estímulo ao realizar a tarefa, e ao finalizar, a grande maioria considerou o simulador de fácil utilização e que auxiliou na compreensão do conteúdo estudado.