O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade.