PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109061 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 5953 "titulo" => "PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5953_TB288_31052024185419.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIDE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE" "autor_email" => "lucineide.rodrigues.lr740@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109061 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 5953 "titulo" => "PRODUTOS NATURAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química contextualizado permite a construção de um aprendizado permeando os conteúdos científicos e a relação histórica, social e cultural dos sujeitos, sob a perspectiva de uma formação crítica. A temática de produtos naturais proporciona estudar conceitos químicos numa relação com as questões cotidianas, uma vez que seu uso é comum e cultural, por exemplo, no tratamento de doenças e na estética. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo principal utilizar os produtos naturais como estratégia didática para o ensino contextualizado de Química. Realizou-se uma pesquisa-ac?a?o, com uma abordagem quanti-qualitativa e com o uso dos métodos estatístico-descritivo e de análise de conteúdo para tratamentos dos dados. Elaborou-se uma sequência didática contextualizando os produtos naturais com o conteúdo de funções orgânicas, dividida em três momentos, sendo o primeiro o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da técnica Tempestade de Ideias; o segundo, dividido em duas fases, a realização de uma atividade teórico-prática e uma roda de conversa sobre produtos naturais; e o terceiro momento, também dividido em duas fases, compreendendo uma aula expositiva-dialogada contextualizada e uma atividade em grupo. Participaram da pesquisa 16 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Me?dio e 4 professores de Qui?mica da escola Anto?nio Rodrigues Filho, localizada na cidade de Acaua?-PI. Para coleta de dados referentes a avaliação da sequência didática, utilizou-se questionários, sendo verificado que a proposta metodológica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos discentes, com uma avaliação positiva pelos professores e alunos, com destaque para a contribuição na aprendizagem, o planejamento adequado e dinâmico, além de ter propiciado uma experiência prazerosa para os discentes. Assim, a contextualização no ensino de Química por meio dos produtos naturais representa uma estratégia metodológica capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação dos sujeitos na sua integralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5953_TB288_31052024185419.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIDE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE" "autor_email" => "lucineide.rodrigues.lr740@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }