Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113850
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7100
    "inscrito_id" => 9485
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta a importância da Gestão na formação continuada da Equipe docente tendo como objetivo apresentar propostas de formação desenvolvido pela Escola M. Hetelvina Carneiro a partir de 2019 onde através da Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de Formação em serviço dando continuidade através de Emenda impositiva para Formação Docente de nossa Unidade. A partir deste feito iniciou-se um processo contínuo de desenvolvimento profissional aos profissionais em diversas áreas da Educação básica bem como refletir sobre a importância da formação continuada e as práticas diárias dos professores percebendo a importância da formação continuada dos professores da Rede Pública, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem. Mesmo os professores sendo capazes, instruídos e dedicados, muitas vezes, em seu ambiente de trabalho, se sentem impossibilitados em despertar a curiosidade de seus alunos e fazer com que mantenham atenção em suas aulas, ter o controle sobre a turma, tornar as aulas mais interessantes, com propostas inovadoras. Contudo, essas situações descritas podem causar, ao docente, muito desânimo ou a falta de estímulos necessários para planejar devidos conteúdos escolares e, dessa forma, muitos se sentem desmotivados a continuar no desenvolvimento de seu ofício. A possibilidade de olhar fora de seu ambiente e realizar a troca de conhecimento com seus pares ou com profissionais de renome com ações já validadas através de suas pesquisas e aplicações técnicos científicos faz-se que o professor tenha novos olhares em sua prática fazendo um processo de reciclagem. Sempre defendi a ideia de que nós, profissionais da educação, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. A cada evento e palestra ou a cada leitura feita, os especialistas deixam sempre muito clara essa necessidade, alertando que para se ter uma educação de qualidade é necessário que o professor, como principal responsável pelo processo educativo, esteja constantemente aprimorando seu conhecimento nos avanços e inovações. Só assim estará suprindo as defasagens de sua formação inicial e aprofundando os seus conhecimentos para melhorar o desenvolvimento da sua prática pedagógica, ultrapassando o senso comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9485_TB7100_10062024204628.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE SOUZA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA NUNES"
    "autor_email" => "camilanunes310@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113850
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7100
    "inscrito_id" => 9485
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta a importância da Gestão na formação continuada da Equipe docente tendo como objetivo apresentar propostas de formação desenvolvido pela Escola M. Hetelvina Carneiro a partir de 2019 onde através da Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de Formação em serviço dando continuidade através de Emenda impositiva para Formação Docente de nossa Unidade. A partir deste feito iniciou-se um processo contínuo de desenvolvimento profissional aos profissionais em diversas áreas da Educação básica bem como refletir sobre a importância da formação continuada e as práticas diárias dos professores percebendo a importância da formação continuada dos professores da Rede Pública, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem. Mesmo os professores sendo capazes, instruídos e dedicados, muitas vezes, em seu ambiente de trabalho, se sentem impossibilitados em despertar a curiosidade de seus alunos e fazer com que mantenham atenção em suas aulas, ter o controle sobre a turma, tornar as aulas mais interessantes, com propostas inovadoras. Contudo, essas situações descritas podem causar, ao docente, muito desânimo ou a falta de estímulos necessários para planejar devidos conteúdos escolares e, dessa forma, muitos se sentem desmotivados a continuar no desenvolvimento de seu ofício. A possibilidade de olhar fora de seu ambiente e realizar a troca de conhecimento com seus pares ou com profissionais de renome com ações já validadas através de suas pesquisas e aplicações técnicos científicos faz-se que o professor tenha novos olhares em sua prática fazendo um processo de reciclagem. Sempre defendi a ideia de que nós, profissionais da educação, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. A cada evento e palestra ou a cada leitura feita, os especialistas deixam sempre muito clara essa necessidade, alertando que para se ter uma educação de qualidade é necessário que o professor, como principal responsável pelo processo educativo, esteja constantemente aprimorando seu conhecimento nos avanços e inovações. Só assim estará suprindo as defasagens de sua formação inicial e aprofundando os seus conhecimentos para melhorar o desenvolvimento da sua prática pedagógica, ultrapassando o senso comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9485_TB7100_10062024204628.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE SOUZA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA NUNES"
    "autor_email" => "camilanunes310@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo apresenta a importância da Gestão na formação continuada da Equipe docente tendo como objetivo apresentar propostas de formação desenvolvido pela Escola M. Hetelvina Carneiro a partir de 2019 onde através da Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de Formação em serviço dando continuidade através de Emenda impositiva para Formação Docente de nossa Unidade. A partir deste feito iniciou-se um processo contínuo de desenvolvimento profissional aos profissionais em diversas áreas da Educação básica bem como refletir sobre a importância da formação continuada e as práticas diárias dos professores percebendo a importância da formação continuada dos professores da Rede Pública, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem. Mesmo os professores sendo capazes, instruídos e dedicados, muitas vezes, em seu ambiente de trabalho, se sentem impossibilitados em despertar a curiosidade de seus alunos e fazer com que mantenham atenção em suas aulas, ter o controle sobre a turma, tornar as aulas mais interessantes, com propostas inovadoras. Contudo, essas situações descritas podem causar, ao docente, muito desânimo ou a falta de estímulos necessários para planejar devidos conteúdos escolares e, dessa forma, muitos se sentem desmotivados a continuar no desenvolvimento de seu ofício. A possibilidade de olhar fora de seu ambiente e realizar a troca de conhecimento com seus pares ou com profissionais de renome com ações já validadas através de suas pesquisas e aplicações técnicos científicos faz-se que o professor tenha novos olhares em sua prática fazendo um processo de reciclagem. Sempre defendi a ideia de que nós, profissionais da educação, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. A cada evento e palestra ou a cada leitura feita, os especialistas deixam sempre muito clara essa necessidade, alertando que para se ter uma educação de qualidade é necessário que o professor, como principal responsável pelo processo educativo, esteja constantemente aprimorando seu conhecimento nos avanços e inovações. Só assim estará suprindo as defasagens de sua formação inicial e aprofundando os seus conhecimentos para melhorar o desenvolvimento da sua prática pedagógica, ultrapassando o senso comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.