Este estudo constitui-se em uma revisão literária, que procura compreender as ações contributivas do futsal para o desenvolvimento e o aprendizado de valores humanos, como: respeito às regras, aceitação de situações de perda e ganho, amizade, integração, cooperação, entre outros. Objetivou-se mostrar a importância do esporte na escola e o desenvolvimento humano do aluno através da prática esportiva. Segundo Santana (2001) os professores de Educação Física não precisam criar equipes nas escolas e sim inserir o futsal na vida dos alunos como algo novo na pratica da Educação Física escolar. As aulas de futsal nas escolas devem oferecer a integração e cooperação entre os alunos e o professor. Para que isso ocorra, as aulas devem oferecer o componente lúdico, demonstrando que todos podem praticar o futsal e não que só os mais habilidosos têm condições de praticar o futsal (SANTANA, 2001). Para Saad (1997, apud ESTIGARRIBIA, 2005) todo professor que trabalha com a iniciação pedagógica deve seguir alguns princípios durante o ensino e a aprendizagem de forma que estabeleça procedimentos básicos didáticos e pedagógicos durante as aulas.