Este estudo enfatiza a importância das aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia, especialmente nos conteúdos de Botânica, com ênfase na hidrodinâmica vegetal, tema abordado na 2ª série do Ensino Médio. Autores como Raven, Evert e Eichhorn (2019) em "Biologia Vegetal" e Taiz, Zeiger, Møller e Murphy (2018) em "Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal" ressaltam a importância dos estudos sobre vasos condutores na compreensão da fisiologia vegetal, visto que o processo de condução de seiva nos vegetais garante a circulação eficiente de água e nutrientes. No Ensino de Ciências, especialmente na Botânica, a realização de aulas práticas é essencial para a compreensão eficaz desses conceitos científicos. Conforme Krasilchik (2008) destaca, a Ciência só se aprende fazendo Ciência. Neste sentido, um dos principais desafios enfrentados pelos educadores é a carência de materiais e recursos específicos para essa temática. Para investigar experimentalmente a funcionalidade dos vasos condutores, desenvolveu-se uma prática acessível que utiliza flores brancas imersas em água corada com corante alimentício. Através do processo de capilaridade e transpiração, os estudantes puderam observar mudanças nas pétalas das flores, relacionando os resultados obtidos com os conceitos teóricos de transporte hídrico. O experimento promoveu o desenvolvimento de habilidades práticas de observação, registro e interpretação de dados experimentais, estimulando o pensamento crítico e a compreensão dos processos biológicos envolvidos. A metodologia utilizada para esse estudo foi a análise das aulas práticas como uma atividade que perscruta conceitos da didática. Destaca-se que incluir práticas experimentais como essa enriquece o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo a conexão entre teoria e prática, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes.