A presente pesquisa, apresenta uma proposta didática focada no tema principal as artes teatrais como ferramenta motivadora e ressocializadora no espaço educativo, buscando analisar o desempenho de trabalhos pedagógicos em relação à área educacional antes e depois da inserção do trabalho do teatro em sua grade programática. A proposta objetiva-se em solucionar ou amenizar dificuldades de aprendizagens e de relacionamentos interpessoais, se alinhando com a busca de perspectivas futuras e o quanto o protagonismo estudantil pode ser significativo no processo de desenvolvimento pedagógico, social e humano. Aplicada em uma instituição de ensino municipal, o trabalho direciona-se a entender a realidade e contexto social dos que fazem parte e as maneiras apropriadas de se realizar o experimento. É notada que as artes, essencialmente o teatro traz em si não somente a liberdade e prazer de criação, mas estimula de maneira clara o desenvolvimento em diversos aspectos da vida estudantil, fazendo com que a aprendizagem seja muito mais efetiva e leve, pois é uma importante ferramenta de ludicidade a ser trabalhada e assim pode se transformar em um agente alfabetizador, como também trabalha todo o espaço efetivo do ser, como ele se porta no ambiente e seu conforto social, pois o desenvolvimento psicossocial se expande de maneira clara e expressiva, pois os trabalhos feitos pelo teatro relacionam o entendimento de si mesmo, como também, sua relação com o meio e o seu papel na sociedade, trazendo principalmente aquele indivíduo que esteja afastado ou se sinta dessa forma, assim esclarecendo sua fundamental importância social e artística.