Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111346
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3481
    "inscrito_id" => 3781
    "titulo" => "PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE"
    "resumo" => "A presente pesquisa parte dos espaços-tempos do Museu do Cangaço de Serra Talhada-PE, considerando suas possíveis potencialidades educativas por meio das dinâmicas de atividades artístico-culturais-históricas propostas. Desse modo, problematiza-se: Quais as possíveis potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais? Com isso, objetiva-se refletir as potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais. A metodologia parte de um levantamento bibliográfico, tendo em vista uma revisão de literatura que compreende os museus como espaços de educação insurgente para a formação crítica dos/as cidadãos/ãs. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada direcionada aos/às arte-educadores/as que promovem práticas educativas nos espaços-tempos do Museu. Por fim, compreende-se que o Museu do Cangaço, espaço de educação não formal, se apresenta como uma fonte de inspiração para o fortalecimento da cultura serra- talhadense a qual é considerada a capital do Xaxado. As narrativas e práticas educativas promovidas pelo Museu (danças populares, oficinas de teatro, artesanato e momentos de convivência e estudos sobre a cultura e história do cangaço) configuram-se como Pedagogias do cangaço e, sobretudo, insurgentes, possibilitando a formação crítico-cultural dos sujeitos sociais que têm contato com as práticas artístico-culturais desse espaço. Vale ressaltar, também, que o Museu colabora com o aprofundamento da Arte, da Literatura e da História por meio das atividades propostas, sendo um espaço educativo de formação humana importante para as escolas do munícipio e região apresentarem aos/às estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3781_TB3481_08042024224633.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruth.barbosa@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111346
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3481
    "inscrito_id" => 3781
    "titulo" => "PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE"
    "resumo" => "A presente pesquisa parte dos espaços-tempos do Museu do Cangaço de Serra Talhada-PE, considerando suas possíveis potencialidades educativas por meio das dinâmicas de atividades artístico-culturais-históricas propostas. Desse modo, problematiza-se: Quais as possíveis potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais? Com isso, objetiva-se refletir as potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais. A metodologia parte de um levantamento bibliográfico, tendo em vista uma revisão de literatura que compreende os museus como espaços de educação insurgente para a formação crítica dos/as cidadãos/ãs. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada direcionada aos/às arte-educadores/as que promovem práticas educativas nos espaços-tempos do Museu. Por fim, compreende-se que o Museu do Cangaço, espaço de educação não formal, se apresenta como uma fonte de inspiração para o fortalecimento da cultura serra- talhadense a qual é considerada a capital do Xaxado. As narrativas e práticas educativas promovidas pelo Museu (danças populares, oficinas de teatro, artesanato e momentos de convivência e estudos sobre a cultura e história do cangaço) configuram-se como Pedagogias do cangaço e, sobretudo, insurgentes, possibilitando a formação crítico-cultural dos sujeitos sociais que têm contato com as práticas artístico-culturais desse espaço. Vale ressaltar, também, que o Museu colabora com o aprofundamento da Arte, da Literatura e da História por meio das atividades propostas, sendo um espaço educativo de formação humana importante para as escolas do munícipio e região apresentarem aos/às estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3781_TB3481_08042024224633.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruth.barbosa@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa parte dos espaços-tempos do Museu do Cangaço de Serra Talhada-PE, considerando suas possíveis potencialidades educativas por meio das dinâmicas de atividades artístico-culturais-históricas propostas. Desse modo, problematiza-se: Quais as possíveis potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais? Com isso, objetiva-se refletir as potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais. A metodologia parte de um levantamento bibliográfico, tendo em vista uma revisão de literatura que compreende os museus como espaços de educação insurgente para a formação crítica dos/as cidadãos/ãs. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada direcionada aos/às arte-educadores/as que promovem práticas educativas nos espaços-tempos do Museu. Por fim, compreende-se que o Museu do Cangaço, espaço de educação não formal, se apresenta como uma fonte de inspiração para o fortalecimento da cultura serra- talhadense a qual é considerada a capital do Xaxado. As narrativas e práticas educativas promovidas pelo Museu (danças populares, oficinas de teatro, artesanato e momentos de convivência e estudos sobre a cultura e história do cangaço) configuram-se como Pedagogias do cangaço e, sobretudo, insurgentes, possibilitando a formação crítico-cultural dos sujeitos sociais que têm contato com as práticas artístico-culturais desse espaço. Vale ressaltar, também, que o Museu colabora com o aprofundamento da Arte, da Literatura e da História por meio das atividades propostas, sendo um espaço educativo de formação humana importante para as escolas do munícipio e região apresentarem aos/às estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.