UMA ANÁLISE ACERCA DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA CIDADE DE MONTEIRO - PB
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111983 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 14086 "titulo" => "UMA ANÁLISE ACERCA DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA CIDADE DE MONTEIRO - PB" "resumo" => "Partindo da perspectiva de que a geometria atua como um instrumento essencial para explorar, explicar e manipular o espaço ao nosso redor, sendo a área matemática mais acessível, tangível e conectada à vida real, este estudo tem como objetivo analisar a forma como a geometria se apresenta na Educação Básica a partir de livros didáticos, sendo estes caracterizados como principal ferramenta para o processo de ensino em sala de aula. Desse modo, será discutido sobre a importância de um olhar mais analítico na exposição das noções, conceitos e representações geométricas. Para alcançar tal objetivo, foi conduzida uma investigação de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Inicialmente, o foco foi na análise de referências que embasaram nosso estudo e, posteriormente, foi realizada a análise em livros didáticos da Educação Básica. A escolha pela temática em questão, justifica-se em refletir sobre como tem ocorrido a representação e interpretação da geometria aos alunos da Educação Básica, de modo a proporcionar um melhor entendimento de noções, conceitos e representações geométricas. Diante do estudo, pode ser percebida a importância de se discutir propostas metodológicas que promovam uma aprendizagem mais significativa e que prepare verdadeiramente os alunos para resolver problemas reais fora do contexto restrito das situações trazidas pelos livros didáticos. Tais propostas metodológicas além de terem como objetivo o desenvolvimento de um pensamento geométrico, devem ter o potencial de promover um ensino mais significativo e contextualizado. Acredita-se que nessa perspectiva, os alunos além de se desenvolverem em matemática, podem desenvolver habilidades essenciais, como a criatividade e a criticidade, ferramentas cruciais para a transformação da realidade em que estão inseridos. Por fim, a pesquisa destaca a importância de repensar o ensino de geometria, buscando uma abordagem que conecte os conceitos matemáticos à vida real e prepare os alunos para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14086_TB4430_17102024160625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111983 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 14086 "titulo" => "UMA ANÁLISE ACERCA DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA CIDADE DE MONTEIRO - PB" "resumo" => "Partindo da perspectiva de que a geometria atua como um instrumento essencial para explorar, explicar e manipular o espaço ao nosso redor, sendo a área matemática mais acessível, tangível e conectada à vida real, este estudo tem como objetivo analisar a forma como a geometria se apresenta na Educação Básica a partir de livros didáticos, sendo estes caracterizados como principal ferramenta para o processo de ensino em sala de aula. Desse modo, será discutido sobre a importância de um olhar mais analítico na exposição das noções, conceitos e representações geométricas. Para alcançar tal objetivo, foi conduzida uma investigação de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Inicialmente, o foco foi na análise de referências que embasaram nosso estudo e, posteriormente, foi realizada a análise em livros didáticos da Educação Básica. A escolha pela temática em questão, justifica-se em refletir sobre como tem ocorrido a representação e interpretação da geometria aos alunos da Educação Básica, de modo a proporcionar um melhor entendimento de noções, conceitos e representações geométricas. Diante do estudo, pode ser percebida a importância de se discutir propostas metodológicas que promovam uma aprendizagem mais significativa e que prepare verdadeiramente os alunos para resolver problemas reais fora do contexto restrito das situações trazidas pelos livros didáticos. Tais propostas metodológicas além de terem como objetivo o desenvolvimento de um pensamento geométrico, devem ter o potencial de promover um ensino mais significativo e contextualizado. Acredita-se que nessa perspectiva, os alunos além de se desenvolverem em matemática, podem desenvolver habilidades essenciais, como a criatividade e a criticidade, ferramentas cruciais para a transformação da realidade em que estão inseridos. Por fim, a pesquisa destaca a importância de repensar o ensino de geometria, buscando uma abordagem que conecte os conceitos matemáticos à vida real e prepare os alunos para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14086_TB4430_17102024160625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }