Este trabalho se propõe a examinar o impacto da Cultura Maker na educação formal, quando presente nos livros didáticos. Inicialmente, é explicado os fundamentos teóricos da educação maker, realçando sua valorização da aprendizagem ativa e da criatividade dos alunos. Em seguida, é discutido a importância dos livros didáticos, como parte essencial do processo educacional. As características de aprendizado ativo da educação maker mostram sua influência de teorias como Construtivismo de Piaget e o Construcionismo de Papert. Essas teorias destacam o papel importante dos alunos como agentes ativos na construção do conhecimento. Além disso, é analisado a participação dos livros didáticos como meio para disseminação da cultura maker. Foi percebido que, apesar da sua grande importância no processo de ensino aprendizagem, a eficiência dos livros didáticos está ligada ao uso de metodologias e práticas educacionais inovadoras, como é o caso da teoria aqui abordada. Ao discutir os desafios e oportunidades da inclusão dessa abordagem nos materiais didáticos, é percebido a importância de recursos adequados e apoio das instituições, para que se tenha eficácia. Por fim, a implementação da educação maker, está além da inclusão de atividades práticas e/ou tecnologias digitais nos materiais escolares, faz-se necessária uma mudança na abordagem pedagógica que prioriza a criatividade e a exploração. Dessa forma, conclui-se que a inclusão da educação maker nos livros didáticos é uma oportunidade para transformar o ensino, exigindo esforços conjuntos para que haja sua implementação.