Este estudo tem por objetivo investigar como a utilização de memes auxilia na construção de conhecimento de forma crítica, humorística e contextualizada. Esta preocupação se dá pela necessidade de inserir nas aulas as ferramentas digitais que mais aproximam-se do contexto social do estudante. Sendo assim, com temas que transcorrem a sociedade e o seu cotidiano. Diante disso é possível mobilizar no estudante uma aprendizagem crítica com estes meios de comunicação e não somente fútil. Destarte, esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica. Assim, a partir da análise de alguns estudos buscou responder a três questionamentos norteadores, que são: (P1) Como os memes podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das ciências? (P2) Qual a eficácia dos memes quando inseridos nas aulas junto a outros recursos didáticos? (P3) Como problematizar a utilização dos memes incluindo-os em contextos socioculturais em que a comunidade escolar está inserida?. Nesta perspectiva observou-se que, de forma sarcástica e humorística a utilização dos memes em sala de aula trás uma mensagem codificada, desafiando o estudante a refletir sobre a situação, momento que é mobilizado estratégias para ressignificar a informação e consequentemente aprender. Deste modo, a problematização permeia esta ferramenta, mobilizando o despertar do pensamento crítico reflexivo que está presente na formação cidadã. Nesta perspectiva é importante que os professores busquem caminhos criativos que conduzam à aprendizagem e desempenho dos estudantes por meio das ferramentas de fácil acesso de todos. E assim, possibilitando um maior engajamento, incentivando o protagonismo ao despertar a criticidade e curiosidade em sua utilização.