A literatura oral perpassa gerações e mantém viva histórias reais e do imaginário popular, dentro dessa literatura, os causos populares alcançam um público que, muitas vezes, não tiveram acesso à leitura de livros literários, como é o caso de alunos e alunas que formam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo proporcionar o contato com a leitura e escrita de causos populares aos alunos e alunas da EJA a partir de suas memórias, vivências e experiências, possibilitando uma escrita de textos mais significativos, na qual os alunos são os próprios protagonistas dessas narrativas. O trabalho está fundamentado em estudos teóricos de Bakhtin (1997), Batista (2007) e Busatto (2011) abordando sobre a importância da contação de histórias para a formação dos alunos e os gêneros discursivos orais. A pesquisa é de cunho qualitativa e descreve as metodologias utilizadas na proposta de leitura e escrita de causos populares realizada com turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da EJA da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Educar Sesc da cidade de Iguatu-CE no ano de 2023. Ainda, analisa as memórias e vivências de aspectos históricos, culturais e religiosos da cidade de Iguatu-CE que foram temas da escrita dos causos; por fim, relata o momento de contação dos causos escritos para as demais turmas da escola. Acreditamos que a contação e escrita de causos populares perpassa a história dos alunos e alunas da EJA, que podem ser tanto ouvintes como contadores de histórias, registrando e narrando suas memórias para outros admiradores desse gênero, revivendo assim, a tradição de narrar e ouvir histórias.