A sociedade já vive o “bum” da transformação digital. Se pensarmos em qualquer dificuldade cotidiana, conseguimos encontrar um aplicativo, um site, uma plataforma que possa nos auxiliar a resolver o problema. Crianças e jovens já constroem e vendem casas em jogos online trabalhando com moedas digitais, interagindo com pessoas de qualquer lugar do mundo, em diferentes línguas. Essa é a atual clientela da escola, seja pública ou privada. Observando a atual realidade, o objetivo desta investigação foi compreender como a nova geração de professores enxerga e quais caminhos poderiam utilizar para inovar o processo avaliativo do ensino de matemática, especialmente de geometria plana e espacial, no âmbito de um novo mundo que está em fase de constituição: o metaverso, além de evidenciar como a tecnologia irá transformar as velhas formas do viver e também do avaliar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como ferramenta para levantamento dos dados, um questionário online aplicado para 10 professores em formação inicial do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, após uma formação sobre o assunto com a experiência imersiva no ambiente Metaverso GeoMeta. Para interpretação dos resultados, foi realizada análise de conteúdo de Bardin, que evidenciaram a necessidade de atualização das percepções de professores em formação inicial sobre processos inovadores de avaliação considerando ambientes digitais, embora tenham sido registradas, propostas que enfatizam a importância do uso de tecnologias na sociedade atual.