Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113636
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6798
    "inscrito_id" => 15506
    "titulo" => "PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO."
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15506_TB6798_26102024152420.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE GUERREIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karolineguerreiro2904@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113636
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6798
    "inscrito_id" => 15506
    "titulo" => "PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO."
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15506_TB6798_26102024152420.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE GUERREIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karolineguerreiro2904@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.