A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores.