PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6798 "inscrito_id" => 15506 "titulo" => "PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO." "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15506_TB6798_26102024152420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE GUERREIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "karolineguerreiro2904@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6798 "inscrito_id" => 15506 "titulo" => "PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA ESTADUAL ARAÚJO FILHO." "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo demonstrar o caminho que vim trilhando no campo da educação nesse período enquanto discente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na formação de professora através desse Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A construção da identidade profissional na iniciação à docência foi evoluindo com o tempo, permitindo o espírito de ser professores competentes, conhecimentos e habilidades para lidar com as decorrências do dia a dia. Os autores da pesquisa são Pimenta (2017) e Franco (2024). A Escola Araújo Filho funciona em prédio próprio localizada na Rua Rui Barbosa, 110 – Centro. O bairro da unidade escolar possui asfalto, rede de esgoto e luz elétrica e está localizado às margens do rio Amazonas com proximidade de agências bancárias, farmácias, comércios e residências. As atividades desenvolvidas seguiu os planos de aula das professoras relacionadas ao mês que passou, como separação de sílabas, classificações conforme a posição da sílaba tônica, encontros vocálicos, além de exercitar e produzir a leitura e escrita de textos, algumas horas foram reservadas para as práticas de leitura. A inserção do discente na escola em sua formação inicial induz mudanças significativas nos cursos de licenciatura, contribuindo para a construção da identidade profissional, bem como o aperfeiçoamento da sua prática docente, visando o benefício da educação brasileira. A iniciação a docência proporciona ao discente se descobrir como professor, pois tudo o que acontece na sala de aula, algo irá impactar, seja na procura de ajudar algum aluno com dificuldade, seja lidar com algum aluno deficiente, a relação com a professora. É no meio da relação social com a comunidade escolar que o acadêmico vai deixando a insegurança, o medo de estar na frente, de se posicionar, de interagir com outros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15506_TB6798_26102024152420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE GUERREIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "karolineguerreiro2904@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }