EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL LOUIS JACQUES BRUNET PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110678 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2536 "inscrito_id" => 9080 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL LOUIS JACQUES BRUNET PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, fundado em 1855, funciona como museu-escola localizado no Ginásio Pernambucano, escola histórica fundada em 1825. Louis Jacques Brunet, fundador do museu, foi um médico naturalista francês que lecionou aulas de história natural Ginásio Pernambucano e montou um grande acervo que conta com: animais taxidermizados, exsicatas, réplicas de estruturas vegetais e fúngicas, rochas dos diferentes tipos e diversas peças de interesse arqueológico. A riqueza de recursos do Museu criam uma gama de possibilidades para o ensino, pois permite uma vivência prática dos alunos e contato com um patrimônio histórico de grande importância científica. Dessa forma, o estudo se concentra em abordar o potencial educacional que a estrutura do Museu Louis Jacques Brunet concede ao Ginásio Pernambucano e como o uso do seu acervo auxilia no processo de ensino-aprendizagem das aulas de biologia. Os conteúdos da biologia no ensino médio tendem a ser muito teóricos, sendo raro o uso de aulas práticas, principalmente na educação pública, devido às dificuldades do cotidiano dos professores e falta de verbas. Com isso, durante as aulas de biologia do Ginásio Pernambucano foram elaboradas estratégias didáticas para que durante as aulas de morfologia e sistemática vegetal, evolução biológica e zoologia fossem utilizados peças do acervo do museu, como: animais taxidermizados e exsicatas de plantas foram os materiais mais utilizados durante as aulas. Ficou notório a maior participação e engajamento dos estudantes, a abordagem prática e imersiva dos conceitos biológicos tornou o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. A utilização do acervo durante as aulas resultou em uma compreensão mais profunda dos princípios biológicos e estimulou o interesse dos alunos pela ciência. Essa integração enriquece o currículo escolar e promove a formação de cidadãos críticos e informados, apaixonados pelo conhecimento científico e pela preservação da natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9080_TB2536_24102024205422.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENNYS VICTOR SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor" "autor_email" => "dennys.victor@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110678 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2536 "inscrito_id" => 9080 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL LOUIS JACQUES BRUNET PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, fundado em 1855, funciona como museu-escola localizado no Ginásio Pernambucano, escola histórica fundada em 1825. Louis Jacques Brunet, fundador do museu, foi um médico naturalista francês que lecionou aulas de história natural Ginásio Pernambucano e montou um grande acervo que conta com: animais taxidermizados, exsicatas, réplicas de estruturas vegetais e fúngicas, rochas dos diferentes tipos e diversas peças de interesse arqueológico. A riqueza de recursos do Museu criam uma gama de possibilidades para o ensino, pois permite uma vivência prática dos alunos e contato com um patrimônio histórico de grande importância científica. Dessa forma, o estudo se concentra em abordar o potencial educacional que a estrutura do Museu Louis Jacques Brunet concede ao Ginásio Pernambucano e como o uso do seu acervo auxilia no processo de ensino-aprendizagem das aulas de biologia. Os conteúdos da biologia no ensino médio tendem a ser muito teóricos, sendo raro o uso de aulas práticas, principalmente na educação pública, devido às dificuldades do cotidiano dos professores e falta de verbas. Com isso, durante as aulas de biologia do Ginásio Pernambucano foram elaboradas estratégias didáticas para que durante as aulas de morfologia e sistemática vegetal, evolução biológica e zoologia fossem utilizados peças do acervo do museu, como: animais taxidermizados e exsicatas de plantas foram os materiais mais utilizados durante as aulas. Ficou notório a maior participação e engajamento dos estudantes, a abordagem prática e imersiva dos conceitos biológicos tornou o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. A utilização do acervo durante as aulas resultou em uma compreensão mais profunda dos princípios biológicos e estimulou o interesse dos alunos pela ciência. Essa integração enriquece o currículo escolar e promove a formação de cidadãos críticos e informados, apaixonados pelo conhecimento científico e pela preservação da natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9080_TB2536_24102024205422.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENNYS VICTOR SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor" "autor_email" => "dennys.victor@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }