ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110495 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2299 "inscrito_id" => 10620 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Na educação básica brasileira, o livro didático ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas salas de aula. Apesar dos avanços tecnológicos, o livro didático continua sendo utilizado como principal material de apoio de professores. Dessa forma, é evidente a necessidade que os livros didáticos passem regularmente por umas análises qualitativas, para que haja a manutenção da qualidade dos conteúdos destes materiais. Com isso, o objetivo do trabalho foi analisar a abordagem do tema poluição em livros didáticos à luz do novo ensino médio. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Após a análise detalhada dos três livros didáticos de Ciências da Natureza, pôde-se observar algumas tendências e pontos de destaque em relação ao tratamento do tema da poluição atmosférica nos livros analisados. Em relação ao livro 1 (Multiversos Ciências da Natureza), o tema poluição atmosférica está contido no capítulo 1 da unidade 1, denominado “Química ambiental”. No livro 2 (Conexões: Ciências da Natureza e suas Tecnologias) da editora Moderna, o tema poluição atmosférica é abordado no capítulo 5 do volume Energia e Ambiente. Enquanto no livro didático 3 (Ser Protagonista) da editora SM Educação, o tema apresenta-se na unidade do 1º capítulo sob o título “Impactos Ambientais e Sustentabilidade”. Concluiu-se que os três livros analisados apresentaram aspectos positivos e negativos em sua abordagem sobre a poluição atmosférica. Todos trouxeram contribuições relevantes, porém há espaço para melhorias, especialmente no que diz respeito à profundidade da discussão e à integração de diferentes disciplinas. É fundamental que os recursos educacionais promovam não apenas o conhecimento, mas também habilidades cognitivas, socioemocionais e cívicas dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10620_TB2299_03102024194635.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DAIANY LEANDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "tmhleandro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110495 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2299 "inscrito_id" => 10620 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Na educação básica brasileira, o livro didático ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas salas de aula. Apesar dos avanços tecnológicos, o livro didático continua sendo utilizado como principal material de apoio de professores. Dessa forma, é evidente a necessidade que os livros didáticos passem regularmente por umas análises qualitativas, para que haja a manutenção da qualidade dos conteúdos destes materiais. Com isso, o objetivo do trabalho foi analisar a abordagem do tema poluição em livros didáticos à luz do novo ensino médio. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Após a análise detalhada dos três livros didáticos de Ciências da Natureza, pôde-se observar algumas tendências e pontos de destaque em relação ao tratamento do tema da poluição atmosférica nos livros analisados. Em relação ao livro 1 (Multiversos Ciências da Natureza), o tema poluição atmosférica está contido no capítulo 1 da unidade 1, denominado “Química ambiental”. No livro 2 (Conexões: Ciências da Natureza e suas Tecnologias) da editora Moderna, o tema poluição atmosférica é abordado no capítulo 5 do volume Energia e Ambiente. Enquanto no livro didático 3 (Ser Protagonista) da editora SM Educação, o tema apresenta-se na unidade do 1º capítulo sob o título “Impactos Ambientais e Sustentabilidade”. Concluiu-se que os três livros analisados apresentaram aspectos positivos e negativos em sua abordagem sobre a poluição atmosférica. Todos trouxeram contribuições relevantes, porém há espaço para melhorias, especialmente no que diz respeito à profundidade da discussão e à integração de diferentes disciplinas. É fundamental que os recursos educacionais promovam não apenas o conhecimento, mas também habilidades cognitivas, socioemocionais e cívicas dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10620_TB2299_03102024194635.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DAIANY LEANDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "tmhleandro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }