Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112766
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5540
    "inscrito_id" => 15588
    "titulo" => "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O Estágio de Docência faz parte do currículo de formação do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo desta pesquisa é refletir como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência repercutem no desenvolvimento profissional de professoras/es atuantes na Educação Básica. O estudo é baseado no relato de experiência de duas mestrandas na disciplina de Estágio de Docência I, realizado durante o Curso de Mestrado em Educação da UECE no ano de 2022. É um estudo ampliado de um recorte de pesquisa apresentada na XVII Semana Universitária da UECE de 2022. Analisar e compartilhar essa experiência é relevante para conhecer como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência se materializam no desenvolvimento profissional de estudantes do Curso de Mestrado em Educação. Os referenciais teóricos utilizados foram Lima (2004, 2012), Pimenta (2000, 2010, 2012), Pimenta e Lima (2014), entre outras contribuições. A metodologia é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória e descritiva, baseada nos relatos e reflexões das práticas vivenciadas durante os estágios de docência realizados por duas mestrandas nas disciplinas: Didática e Monografia I - Projeto de Pesquisa, ambas ofertadas nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e UECE, no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), respectivamente. Conclui-se, deste modo, que a experiência na disciplina Estágio de Docência permitiu sentidos e significados diversos sobre o magistério no Ensino Superior, em uma perspectiva e compreensão dinâmica sobre a docência e uma postura mais reflexiva e fundamentada sobre a função do trabalho docente, além de contribuir para a constituição de novos saberes docentes por meio das atividades realizadas e da interação com os/as professores/as supervisores/as e de estudantes em formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15588_TB5540_27102024180756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112766
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5540
    "inscrito_id" => 15588
    "titulo" => "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O Estágio de Docência faz parte do currículo de formação do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo desta pesquisa é refletir como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência repercutem no desenvolvimento profissional de professoras/es atuantes na Educação Básica. O estudo é baseado no relato de experiência de duas mestrandas na disciplina de Estágio de Docência I, realizado durante o Curso de Mestrado em Educação da UECE no ano de 2022. É um estudo ampliado de um recorte de pesquisa apresentada na XVII Semana Universitária da UECE de 2022. Analisar e compartilhar essa experiência é relevante para conhecer como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência se materializam no desenvolvimento profissional de estudantes do Curso de Mestrado em Educação. Os referenciais teóricos utilizados foram Lima (2004, 2012), Pimenta (2000, 2010, 2012), Pimenta e Lima (2014), entre outras contribuições. A metodologia é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória e descritiva, baseada nos relatos e reflexões das práticas vivenciadas durante os estágios de docência realizados por duas mestrandas nas disciplinas: Didática e Monografia I - Projeto de Pesquisa, ambas ofertadas nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e UECE, no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), respectivamente. Conclui-se, deste modo, que a experiência na disciplina Estágio de Docência permitiu sentidos e significados diversos sobre o magistério no Ensino Superior, em uma perspectiva e compreensão dinâmica sobre a docência e uma postura mais reflexiva e fundamentada sobre a função do trabalho docente, além de contribuir para a constituição de novos saberes docentes por meio das atividades realizadas e da interação com os/as professores/as supervisores/as e de estudantes em formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15588_TB5540_27102024180756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Estágio de Docência faz parte do currículo de formação do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo desta pesquisa é refletir como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência repercutem no desenvolvimento profissional de professoras/es atuantes na Educação Básica. O estudo é baseado no relato de experiência de duas mestrandas na disciplina de Estágio de Docência I, realizado durante o Curso de Mestrado em Educação da UECE no ano de 2022. É um estudo ampliado de um recorte de pesquisa apresentada na XVII Semana Universitária da UECE de 2022. Analisar e compartilhar essa experiência é relevante para conhecer como as aprendizagens constituídas no Estágio de Docência se materializam no desenvolvimento profissional de estudantes do Curso de Mestrado em Educação. Os referenciais teóricos utilizados foram Lima (2004, 2012), Pimenta (2000, 2010, 2012), Pimenta e Lima (2014), entre outras contribuições. A metodologia é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória e descritiva, baseada nos relatos e reflexões das práticas vivenciadas durante os estágios de docência realizados por duas mestrandas nas disciplinas: Didática e Monografia I - Projeto de Pesquisa, ambas ofertadas nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e UECE, no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), respectivamente. Conclui-se, deste modo, que a experiência na disciplina Estágio de Docência permitiu sentidos e significados diversos sobre o magistério no Ensino Superior, em uma perspectiva e compreensão dinâmica sobre a docência e uma postura mais reflexiva e fundamentada sobre a função do trabalho docente, além de contribuir para a constituição de novos saberes docentes por meio das atividades realizadas e da interação com os/as professores/as supervisores/as e de estudantes em formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.