Como parte da pesquisa: Formação Docente para EPT e/ou EJA-EPT – um olhar sobre a formação inicial e continuada, considerando as dimensões ética, estética, técnica, epistemológica, política, perfil e lócus de formação, o presente trabalho objetiva analisar e discutir criticamente os sentidos atribuídos pelos discentes/egressos do PPGEP-IFRN sobre essas dimensões para a formação docente em EPT. Para isso, questionando: que sentidos são atribuídos sobre essas dimensões pelos discentes/egressos dos anos de 2018 à 2022, foi adotado como percurso metodológico uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa e revisão bibliográfica, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados sob à luz da análise textual discursiva (ATD). Autores como: Pegorini (2020), Moura (2014), Machado (2015), Ghedin (2009), dentre outros, serviram como base para análise e discussão da temática em estudo. Percebe-se que os achados se direcionam para uma formação que se alinha com a emancipação humana diante de um fazer ético e estético comprometido com uma Educação que está inserida nos modos de produção capitalista, reconhecendo que o principal papel do professor na educação profissional é a formação do cidadão crítico dentro da perspectiva da politecnia, reconhecendo as totalidades enquanto realidades a serem observadas e permanentemente investigadas por estes profissionais da educação.