O presente artigo discorre sobre relatos de experiências dos profissionais de educação, no ano de 2021, considerando a realidade do contexto local, mencionando as possíveis dificuldades na Educação Inclusiva encontradas na rede de ensino municipal. O objetivo é compreender como a inclusão acontece na rede municipal de ensino, quais os desafios que os profissionais de educação enfrentavam em relação a inclusão dos alunos com deficiências, identificar quais estratégias e metodologias foram utilizadas em sala de aula, além de conhecer a realidade dos alunos dentro do contexto escolar e familiar, bem como propor algumas estratégias para contribuir ao processo de inclusão. Compreendendo que é direito do aluno e dever da escola ofertar e garantir o direito de aprendizagem e o pleno desenvolvimento dos estudantes, essas instituições precisam estar preparadas para atender a essas necessidades educativas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem do tipo qualitativa, com a participação da Secretaria de Educação, Coordenadores, Gestores, professores e famílias que foram essenciais para o levantamento de dados. Como resultado da pesquisa destaca-se que no município não havia políticas públicas para a educação inclusiva, tendo apenas salas de recursos multifuncionais em algumas escolas e sem professores capacitados para atuar nessas salas, a falta de formação continuada, bem como barreiras atitudinais.