“EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA GERADOS PELA FALTA DE EMPATIA DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS”
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Nesse sentido, a pesquisa tem como proposta relatar uma percepção sobre o desenvolvimento construtivo da empatia presente nas relações entre os alunos com e sem deficiência, em atenção à conscientização infantil de que existem pessoas com diferentes características ao seu redor e no meio em que estão inseridas, trazendo consigo métodos práticos e, ou, condutas que influenciam e facilitem a compreensão e o direcionamento, diminuindo intrigas nas relações dessas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo tendo como espaço da pesquisa, o estágio não obrigatório em uma instituição privada de ensino em Belém do Pará. No total, 20 crianças com idades que variaram entre 5 e 6 anos, foram observadas durante 6 meses. Os principais referenciais teóricos foram Piaget (1973), Vygotsky (1993) e Wallon (1992). Os resultados obtidos foram registrados em vídeo com observações da evolução de interações sociais como também cartas e desenhos que demonstraram afetos entre eles. 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