SOUZA, Ryane Quezia Baltazar De et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/111191>. Acesso em: 22/11/2024 17:57
O desenvolvimento da conscientização do “eu” como indivíduo ocorre no âmbito escolar e social no qual uma criança está inserida e abrange também os saberes sobre o “outro” contendo percepções diferentes e o “nós”, com a unificação no campo coletivo de relações interpessoais. Nesse sentido, a pesquisa tem como proposta relatar uma percepção sobre o desenvolvimento construtivo da empatia presente nas relações entre os alunos com e sem deficiência, em atenção à conscientização infantil de que existem pessoas com diferentes características ao seu redor e no meio em que estão inseridas, trazendo consigo métodos práticos e, ou, condutas que influenciam e facilitem a compreensão e o direcionamento, diminuindo intrigas nas relações dessas crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo tendo como espaço da pesquisa, o estágio não obrigatório em uma instituição privada de ensino em Belém do Pará. No total, 20 crianças com idades que variaram entre 5 e 6 anos, foram observadas durante 6 meses. Os principais referenciais teóricos foram Piaget (1973), Vygotsky (1993) e Wallon (1992). Os resultados obtidos foram registrados em vídeo com observações da evolução de interações sociais como também cartas e desenhos que demonstraram afetos entre eles. Como resultados, identificou-se que os conflitos gerados pelos alunos com e sem deficiência diminuíram na medida em que a interação e o diálogo eram propostos entre eles estimulando o acolhimento e a empatia e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.