Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NA DOCÊNCIA: PROFESSOR X CELULAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111418
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3582
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA DOCÊNCIA: PROFESSOR X CELULAR"
    "resumo" => "As mudanças oriundas com as novas tecnologias, afetou a sociedade em toda a sua estrutura e organização. Trazendo mudanças no comportamento e atitudes de todas as pessoas de nosso planeta. Sabemos, que hoje o professor tem inúmeras atribuições no espaço escolar; espaço este que hoje tem um instrumento que não saem das mãos de nossos alunos, que é o celular. Esse instrumento tem deixado toda a comunidade escolar preocupada, pois ele tem trazido inúmeras indagações referentes, sobre o seu uso, como usar, quando usar na escola. Essa questão envolve toda a comunidade escolar: professores, pais, alunos. Desde que surgiu essa ferramenta do telefone móvel ou celular, como chamamos popularmente, foi sendo cooptado por todos e todas as pessoas que nasceram dentro da era da informação. E a escola é o palco da utilização maciça desse equipamento, que por conseguinte tem prejudicado de certa forma a atenção de nossos alunos nas aulas, tirando a concentração e prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Preocupado com esta problemática, este trabalho tem como objetivos: Identificar as estratégias do professor em atrair a concentração dos alunos no decorrer das aulas; introduzir o aparelho móvel no processo de ensino e aprendizagem, como ferramenta apresentar as dificuldades dos professores em desenvolver a docência tendo habilidades educativas. Para fundamentar a nossa pesquisa nos debruçamos nos teóricos: Libâneo (2000), Phebo (2009), Rischbieter, (2009), Melo (2009). Para atingirmos os resultados realizamos uma pesquisa com professores de duas escolas públicas do município de Mulungu, onde captamos, como esse instrumento é utilizado na escola, e de que forma podemos reverter essa situação transformando o celular como um recurso didático no espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID857_TB3582_23052024232348.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR"
    "autor_email" => "kaiomartinspb@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111418
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3582
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA DOCÊNCIA: PROFESSOR X CELULAR"
    "resumo" => "As mudanças oriundas com as novas tecnologias, afetou a sociedade em toda a sua estrutura e organização. Trazendo mudanças no comportamento e atitudes de todas as pessoas de nosso planeta. Sabemos, que hoje o professor tem inúmeras atribuições no espaço escolar; espaço este que hoje tem um instrumento que não saem das mãos de nossos alunos, que é o celular. Esse instrumento tem deixado toda a comunidade escolar preocupada, pois ele tem trazido inúmeras indagações referentes, sobre o seu uso, como usar, quando usar na escola. Essa questão envolve toda a comunidade escolar: professores, pais, alunos. Desde que surgiu essa ferramenta do telefone móvel ou celular, como chamamos popularmente, foi sendo cooptado por todos e todas as pessoas que nasceram dentro da era da informação. E a escola é o palco da utilização maciça desse equipamento, que por conseguinte tem prejudicado de certa forma a atenção de nossos alunos nas aulas, tirando a concentração e prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Preocupado com esta problemática, este trabalho tem como objetivos: Identificar as estratégias do professor em atrair a concentração dos alunos no decorrer das aulas; introduzir o aparelho móvel no processo de ensino e aprendizagem, como ferramenta apresentar as dificuldades dos professores em desenvolver a docência tendo habilidades educativas. Para fundamentar a nossa pesquisa nos debruçamos nos teóricos: Libâneo (2000), Phebo (2009), Rischbieter, (2009), Melo (2009). Para atingirmos os resultados realizamos uma pesquisa com professores de duas escolas públicas do município de Mulungu, onde captamos, como esse instrumento é utilizado na escola, e de que forma podemos reverter essa situação transformando o celular como um recurso didático no espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID857_TB3582_23052024232348.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR"
    "autor_email" => "kaiomartinspb@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As mudanças oriundas com as novas tecnologias, afetou a sociedade em toda a sua estrutura e organização. Trazendo mudanças no comportamento e atitudes de todas as pessoas de nosso planeta. Sabemos, que hoje o professor tem inúmeras atribuições no espaço escolar; espaço este que hoje tem um instrumento que não saem das mãos de nossos alunos, que é o celular. Esse instrumento tem deixado toda a comunidade escolar preocupada, pois ele tem trazido inúmeras indagações referentes, sobre o seu uso, como usar, quando usar na escola. Essa questão envolve toda a comunidade escolar: professores, pais, alunos. Desde que surgiu essa ferramenta do telefone móvel ou celular, como chamamos popularmente, foi sendo cooptado por todos e todas as pessoas que nasceram dentro da era da informação. E a escola é o palco da utilização maciça desse equipamento, que por conseguinte tem prejudicado de certa forma a atenção de nossos alunos nas aulas, tirando a concentração e prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Preocupado com esta problemática, este trabalho tem como objetivos: Identificar as estratégias do professor em atrair a concentração dos alunos no decorrer das aulas; introduzir o aparelho móvel no processo de ensino e aprendizagem, como ferramenta apresentar as dificuldades dos professores em desenvolver a docência tendo habilidades educativas. Para fundamentar a nossa pesquisa nos debruçamos nos teóricos: Libâneo (2000), Phebo (2009), Rischbieter, (2009), Melo (2009). Para atingirmos os resultados realizamos uma pesquisa com professores de duas escolas públicas do município de Mulungu, onde captamos, como esse instrumento é utilizado na escola, e de que forma podemos reverter essa situação transformando o celular como um recurso didático no espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.