O presente artigo surgiu da necessidade de provocar uma reflexão sobre as práticas formadoras de pequenos leitores, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com as crianças do Grupo II da Educação Infantil do Sesc Ler de São Raimundo Nonato – Piauí, no decorrer do ano de 2023. O mesmo possui como aporte teórico o desenvolvimento de possibilidades desafiadoras na escola que estimule os vínculos com as práticas de oralidade, leitura e escrita, com diversos portares de texto, nesse caso o poema, desde os primeiros anos de vida escolar. A exploração dessa temática justifica, pois traz em seu processo de ensino e aprendizagem com as crianças, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e a sensibilidade, que fomenta, a partir disso, em novas percepções cognitivas. Aqui se apresenta um levantamento em contexto teórico e prático, com abordagem qualitativa na interpretação de dados do contexto diário em sala de aula e bibliográfico que permitiu uma melhor compreensão sobre a temática, discutindo a importância da imersão da criança na cultura da linguagem falada e escrita com a exploração de textos poéticos em sala de aula, entendendo-os em sua potência para o seu desenvolvimento. Todas essas reflexões constituem-se como fundamentais para que os educadores desenvolvam, através da literatura infantil, o prazer pela leitura e exploração de poemas e a ampliação do conhecimento de mundo, para que a criança se aproprie cada vez mais da cultura poética.