No contexto educacional, a figura do professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, indo além da transmissão de conhecimento. A afetividade do professor, entendida como a capacidade de estabelecer vínculos emocionais positivos com os alunos, é essencial para criar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, a construção dessa relação afetiva pode ser um desafio a ser superado, especialmente diante de contextos desafiadores e diversificados. Este trabalho visa analisar a relação dos professores em questão dos estudantes com deficiências. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel da afetividade na construção de relacionamentos saudáveis no desenvolvimento emocional e o progresso acadêmico desses estudantes. A pesquisa é um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa em analisar por meio das leituras e análises das produções a temática, afetividade do professor em sala de aula, interação comunicativa e resolução de conflitos nas relações interpessoais entre professor e estudantes no contexto das vivencias cotidianas em sala de aula e interação com as demais pessoas da unidade escolar. A base teórica inclui autores como: Coll (2004), Gama (2018), Sousa (2018), os documentos norteadores abrangem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996); a Política Nacional de Educação Especial de (1994), Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. Entendendo que o ambiente de escolarização é a ponte que liga a aprendizagem a comunicação e o afeto diário entre as pessoas. Esse trabalho busca contribuir com as discussões e também trazer reflexões e orientações práticas que beneficiem tanto os educadores quanto aos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento acadêmico e emocional.