SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112245 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4797 "inscrito_id" => 14226 "titulo" => "SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO" "resumo" => "Ao perguntarmos a uma criança como é um cientista, a descrição frequentemente apresentada é a de um “homem branco de cabelos grisalhos”, refletindo o estereótipo predominante que a sociedade em geral associa à figura de um cientista. Apesar de testemunharmos uma mudança histórica, a ciência ainda é predominantemente conduzida por uma minoria, o que perpetua a presença marcante dos estereótipos relacionados aos cientistas. Embora as mulheres tenham contribuído significativamente para inúmeras descobertas científicas, apenas em 2015 foi oficialmente sugerido o dia 11 de fevereiro como o Dia das Mulheres na Ciência. Promover a conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a desconstrução de paradigmas sociais é uma tarefa árdua, porém essencial, destacando a relevância das mulheres no cenário científico e incentivando o reconhecimento e valorização da figura feminina. Embasados pelos teóricos Attico Chassot, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes e Lélia Gonzalez, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um material didático que explore a história e as significativas contribuições das mulheres negras na ciência. Através de metodologias ativas, busca-se não apenas apresentar esse conhecimento, mas também promover a valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade através de um Escape Room. Esse material visa não apenas educar, mas também inspirar crianças e adolescentes, mostrando que a ciência é um campo para todos independente de raça, cor, gênero e origem socioeconômica. Ao desenvolver essa atividade esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de discentes que reconheçam a importância da mulher no campo científico e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14226_TB4797_16102024170242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA" "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU" "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112245 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4797 "inscrito_id" => 14226 "titulo" => "SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO" "resumo" => "Ao perguntarmos a uma criança como é um cientista, a descrição frequentemente apresentada é a de um “homem branco de cabelos grisalhos”, refletindo o estereótipo predominante que a sociedade em geral associa à figura de um cientista. Apesar de testemunharmos uma mudança histórica, a ciência ainda é predominantemente conduzida por uma minoria, o que perpetua a presença marcante dos estereótipos relacionados aos cientistas. Embora as mulheres tenham contribuído significativamente para inúmeras descobertas científicas, apenas em 2015 foi oficialmente sugerido o dia 11 de fevereiro como o Dia das Mulheres na Ciência. Promover a conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a desconstrução de paradigmas sociais é uma tarefa árdua, porém essencial, destacando a relevância das mulheres no cenário científico e incentivando o reconhecimento e valorização da figura feminina. Embasados pelos teóricos Attico Chassot, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes e Lélia Gonzalez, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um material didático que explore a história e as significativas contribuições das mulheres negras na ciência. Através de metodologias ativas, busca-se não apenas apresentar esse conhecimento, mas também promover a valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade através de um Escape Room. Esse material visa não apenas educar, mas também inspirar crianças e adolescentes, mostrando que a ciência é um campo para todos independente de raça, cor, gênero e origem socioeconômica. Ao desenvolver essa atividade esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de discentes que reconheçam a importância da mulher no campo científico e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14226_TB4797_16102024170242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA" "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU" "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }