Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112245
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4797
    "inscrito_id" => 14226
    "titulo" => "SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO"
    "resumo" => "Ao perguntarmos a uma criança como é um cientista, a descrição frequentemente apresentada é a de um “homem branco de cabelos grisalhos”, refletindo o estereótipo predominante que a sociedade em geral associa à figura de um cientista. Apesar de testemunharmos uma mudança histórica, a ciência ainda é predominantemente conduzida por uma minoria, o que perpetua a presença marcante dos estereótipos relacionados aos cientistas. Embora as mulheres tenham contribuído significativamente para inúmeras descobertas científicas, apenas em 2015 foi oficialmente sugerido o dia 11 de fevereiro como o Dia das Mulheres na Ciência. Promover a conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a desconstrução de paradigmas sociais é uma tarefa árdua, porém essencial, destacando a relevância das mulheres no cenário científico e incentivando o reconhecimento e valorização da figura feminina. Embasados pelos teóricos Attico Chassot, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes e Lélia Gonzalez, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um material didático que explore a história e as significativas contribuições das mulheres negras na ciência. Através de metodologias ativas, busca-se não apenas apresentar esse conhecimento, mas também promover a valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade através de um Escape Room. Esse material visa não apenas educar, mas também inspirar crianças e adolescentes, mostrando que a ciência é um campo para todos independente de raça, cor, gênero e origem socioeconômica. Ao desenvolver essa atividade esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de discentes que reconheçam a importância da mulher no campo científico e na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14226_TB4797_16102024170242.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU"
    "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112245
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4797
    "inscrito_id" => 14226
    "titulo" => "SUPER HEROÍNAS CIENTISTAS EM AÇÃO: UM ESCAPE ROOM SOBRE EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO"
    "resumo" => "Ao perguntarmos a uma criança como é um cientista, a descrição frequentemente apresentada é a de um “homem branco de cabelos grisalhos”, refletindo o estereótipo predominante que a sociedade em geral associa à figura de um cientista. Apesar de testemunharmos uma mudança histórica, a ciência ainda é predominantemente conduzida por uma minoria, o que perpetua a presença marcante dos estereótipos relacionados aos cientistas. Embora as mulheres tenham contribuído significativamente para inúmeras descobertas científicas, apenas em 2015 foi oficialmente sugerido o dia 11 de fevereiro como o Dia das Mulheres na Ciência. Promover a conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a desconstrução de paradigmas sociais é uma tarefa árdua, porém essencial, destacando a relevância das mulheres no cenário científico e incentivando o reconhecimento e valorização da figura feminina. Embasados pelos teóricos Attico Chassot, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes e Lélia Gonzalez, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um material didático que explore a história e as significativas contribuições das mulheres negras na ciência. Através de metodologias ativas, busca-se não apenas apresentar esse conhecimento, mas também promover a valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade através de um Escape Room. Esse material visa não apenas educar, mas também inspirar crianças e adolescentes, mostrando que a ciência é um campo para todos independente de raça, cor, gênero e origem socioeconômica. Ao desenvolver essa atividade esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de discentes que reconheçam a importância da mulher no campo científico e na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14226_TB4797_16102024170242.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU"
    "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao perguntarmos a uma criança como é um cientista, a descrição frequentemente apresentada é a de um “homem branco de cabelos grisalhos”, refletindo o estereótipo predominante que a sociedade em geral associa à figura de um cientista. Apesar de testemunharmos uma mudança histórica, a ciência ainda é predominantemente conduzida por uma minoria, o que perpetua a presença marcante dos estereótipos relacionados aos cientistas. Embora as mulheres tenham contribuído significativamente para inúmeras descobertas científicas, apenas em 2015 foi oficialmente sugerido o dia 11 de fevereiro como o Dia das Mulheres na Ciência. Promover a conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a desconstrução de paradigmas sociais é uma tarefa árdua, porém essencial, destacando a relevância das mulheres no cenário científico e incentivando o reconhecimento e valorização da figura feminina. Embasados pelos teóricos Attico Chassot, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes e Lélia Gonzalez, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um material didático que explore a história e as significativas contribuições das mulheres negras na ciência. Através de metodologias ativas, busca-se não apenas apresentar esse conhecimento, mas também promover a valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade através de um Escape Room. Esse material visa não apenas educar, mas também inspirar crianças e adolescentes, mostrando que a ciência é um campo para todos independente de raça, cor, gênero e origem socioeconômica. Ao desenvolver essa atividade esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de discentes que reconheçam a importância da mulher no campo científico e na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.