Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DINÂMICOS DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Inclusão e Diversidade (PPGECID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizado na Rede Municipal de Ensino de Santo Estêvão/Ba, em uma escola que oferta a Educação de Jovens e Adultos, no Segmento II (Eixos IV e V) respectivamente, 6º/7º anos e 8º/9º anos, no turno noturno. Naquele desenvolveram-se encontros formativos com os professores/as da EJA, cujo tema central foi “Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos”. A escolha do tema justifica-se pelo fato de que as metodologias de ensino, especialmente para os estudantes jovens, adultos e idosos, devem ser contextualizadas e inovadoras para uma aprendizagem significativa. Estas possibilitam que os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, posicionem-se como protagonistas na construção do conhecimento e vivenciem situações concretas em que desenvolvam aprendizagem colaborativa e visão transdisciplinar do conhecimento. O educador, nessa perspectiva, é um mediador do conhecimento, e não um mero “transmissor” de informações para a memorização e reprodução, buscando superar o modelo de educação bancária, o qual a pedagogia Freiriana se opõe. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, por meio de estudo bibliográfico à luz das ideias de Freire (1987, 1989, 2004, 2005) e de estudos de Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), e da experiência vivenciada nos encontros formativos. Considera-se que, a formação oportunizou aos professores/as identificarem metodologias ativas que contribuem para a EJA e valorizem a diversidade dos saberes dos sujeitos. Além disso, os encontros formativos promoveram a geração de ideias e a reflexão sobre o tema gerador “Identidade”, bem como a colaboração entre os professores, com propostas de atividades para os estudantes com metodologias ativas diversificadas e relevantes para dinamizar a construção interativa do conhecimento.

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