A musicoterapia é uma abordagem que utiliza a música para promover saúde mental e física. No contexto educacional, especialmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), melhora comunicação, habilidades sociais e regulação emocional. A pesquisa foi realizada com alunos do 9° ano da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, em Mogeiro-PB, visando desenvolver uma assistente virtual que emprega musicoterapia para melhorar o desempenho escolar de alunos com TEA na rede municipal, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Os alunos entrevistaram professores da rede municipal com alunos TEA, usando questionários semiestruturados para mapear o uso da música como ferramenta de ensino, o desempenho acadêmico dos alunos e suas respostas emocionais. Os dados das entrevistas permitiram aos alunos entender melhor as necessidades dos professores, que enfrentam falta de ferramentas adequadas e inovadoras para o ensino de alunos atípicos. Com isso, os alunos desenvolveram uma assistente virtual como ferramenta interativa para alunos com TEA da rede municipal, oferecendo atividades musicais adaptadas, jogos rítmicos, canções interativas e exercícios de improvisação musical, todos projetados para estimular habilidades cognitivas e emocionais. Os testes dos protótipos da assistente virtual foram conduzidos em fases: testes com alunos que já tiveram contato com atividades musicais, testes com alunos sem esse contato, análise do comportamento de alunos atípicos com feedback dos professores para melhorias, novas fases de testes para dados mais concretos, e testes com alunos com grau severo de TEA do município.