Existe uma diversidade de concepções sobre juventude na contemporaneidade, especialmente no âmbito educacional, considerando a relação entre as percepções dos profissionais que atuam diretamente com jovens e documentos oficiais, como a legislação e os documentos curriculares. Nesse contexto, é possível que ocorram divergências entre essas percepções e as diretrizes estabelecidas oficialmente. Desta forma, questiona-se qual a concepção de juventude desses profissionais e se essas concepções estão alinhadas às dos documentos oficiais. Assim, o objetivo deste trabalho emerge do problema da pesquisa que é o de identificar quais as concepções desses profissionais e se elas estão em consonância com os documentos oficiais. No que diz respeito ao recorte documental, o foco está na Constituição Federal, no Estatuto da Juventude, na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte. No que concerne aos profissionais, o direcionamento recai sobre os técnicos pedagógicos do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, setor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, responsável pela promoção de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos e a Cultura de Paz no ambiente escolar. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, combinadas com entrevistas semiestruturadas. Esta modalidade de entrevista permite que se tenha maior liberdade no diálogo, com os referidos profissionais, no sentido de averiguar as dimensões quantitativas e qualitativas do objeto, considerando as representações sociais de cada um, e consequentemente, do grupo em questão. A partir de então, as relações entre as perspectivas dos documentos e dos profissionais foram estabelecidas. Em suma, mediante a pesquisa, foram identificadas que existem convergências e divergências quanto às concepções de juventude, entre os participantes da pesquisa e as apresentadas pelos documentos oficiais, tendo em vista sua diversidade.