A recomposição de aprendizagem surge como fator urgente e imprescindível à redução dos impactos causados na defasagem do ensino aprendizagem. Após a aplicação de avaliação diagnóstica, identificou-se a necessidade de tratar, o objeto de conhecimento Proporcionalidade direta e inversa das grandezas (Habilidade da BNCC - EF09MA08). Dentro da perspectiva de aliar essa necessidade ao estudo da implantação de alternativas alimentares, surgiu a ideia de se estudar a palma, cactácea largamente cultivada na região ( para uso da alimentação animal), visto que a mesma apresenta propriedades nutricionais importantes para a dieta humana. Esta prática foi desenvolvida com os alunos das turmas do 9º ano do turno da manhã da Escola Municipal Iraci Rodrigues, durante as aulas regulares de Matemática e de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Ciências e Geografia. Inicialmente, fora abordado em sala de aula os conceitos de forma teórica e atrelados à Metodologia Ativa Gamificação, onde os alunos eram desafiados a jogar games de celular inerentes ao tema. Com a finalidade de esclarecer questões pertinentes sobre a alimentação alternativa, conhecer seus princípios e fundamentos e aprender diferentes receitas envolvendo a palma, também foi desenvolvida a Oficina Palmas para a Matemática, onde foram elaborados sucos com polpa da palma e frutas cítricas, além de ter sido promovido um debate a respeito de preconceito e segurança alimentar, ação de suma importância para a preparação dos alunos enquanto Agentes Multiplicadores de Conhecimento. A possibilidade de trabalhar a Matemática com foco na alimentação alternativa contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis motivando e dando um novo significado ao estudo da proporcionalidade demonstrando ser possível aliar formas metodológicas alternativas de ensino ao fluxo curricular estipulado para as escolas.