Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO ALFABETIZADOR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111239
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3321
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO ALFABETIZADOR."
    "resumo" => "A alfabetização é um processo que influencia uma importante etapa na vida escolar de um aluno. Sendo assim, venho por meio desse artigo discutir a influência das práticas utilizadas pelo professor, bem como os desafios e as possibilidades de novos recursos e práticas que auxiliariam o professor no processo de alfabetização. Tivemos como aporte teórico da pesquisa os autores: Micotti (2009), Matui (1995), Zabala (1998), entre outros. Desta maneira, tivemos como objeto de estudo uma turma de 5° ano com 19 alunos, de uma escola municipal na zona rural do município de Aroeiras-PB, onde pesquisamos sobre as práticas de leitura que o professor utiliza na turma, bem como os desafios encontrados. Utilizamos um questionário em forma de entrevista para ajudar a compreender quais elementos ajudaram a prática docente nesse processo de alfabetização, e qual resultado obteve. O referido artigo, tem como propósito trazer uma reflexão aos professores sobre suas práticas docentes no processo de alfabetização, assim como também auxiliar novos formadores levando um pouco da compreensão do processo alfabetizador"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID406_TB3321_16102024154412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA PALOMA VIEIRA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaravieira182@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111239
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3321
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO ALFABETIZADOR."
    "resumo" => "A alfabetização é um processo que influencia uma importante etapa na vida escolar de um aluno. Sendo assim, venho por meio desse artigo discutir a influência das práticas utilizadas pelo professor, bem como os desafios e as possibilidades de novos recursos e práticas que auxiliariam o professor no processo de alfabetização. Tivemos como aporte teórico da pesquisa os autores: Micotti (2009), Matui (1995), Zabala (1998), entre outros. Desta maneira, tivemos como objeto de estudo uma turma de 5° ano com 19 alunos, de uma escola municipal na zona rural do município de Aroeiras-PB, onde pesquisamos sobre as práticas de leitura que o professor utiliza na turma, bem como os desafios encontrados. Utilizamos um questionário em forma de entrevista para ajudar a compreender quais elementos ajudaram a prática docente nesse processo de alfabetização, e qual resultado obteve. O referido artigo, tem como propósito trazer uma reflexão aos professores sobre suas práticas docentes no processo de alfabetização, assim como também auxiliar novos formadores levando um pouco da compreensão do processo alfabetizador"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID406_TB3321_16102024154412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA PALOMA VIEIRA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaravieira182@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A alfabetização é um processo que influencia uma importante etapa na vida escolar de um aluno. Sendo assim, venho por meio desse artigo discutir a influência das práticas utilizadas pelo professor, bem como os desafios e as possibilidades de novos recursos e práticas que auxiliariam o professor no processo de alfabetização. Tivemos como aporte teórico da pesquisa os autores: Micotti (2009), Matui (1995), Zabala (1998), entre outros. Desta maneira, tivemos como objeto de estudo uma turma de 5° ano com 19 alunos, de uma escola municipal na zona rural do município de Aroeiras-PB, onde pesquisamos sobre as práticas de leitura que o professor utiliza na turma, bem como os desafios encontrados. Utilizamos um questionário em forma de entrevista para ajudar a compreender quais elementos ajudaram a prática docente nesse processo de alfabetização, e qual resultado obteve. O referido artigo, tem como propósito trazer uma reflexão aos professores sobre suas práticas docentes no processo de alfabetização, assim como também auxiliar novos formadores levando um pouco da compreensão do processo alfabetizador

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.