O objetivo deste artigo é descrever o processo formativo de 55 professores, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Benevides-PA com o foco no aperfeiçoamento da atuação na educação integral que está sendo desenvolvida em quatro 4 Escolas em Tempo Integral desta Rede, totalizando 588 alunos. Visando garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social, política, artística e cultural. Tem como foco a formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo; promovendo a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas a uma educação pública de qualidade com acesso a oportunidades educativas diferenciadas, que incentivam as potencialidades e abrem caminhos. A formação continuada vem estabelecendo uma mediação de aprendizagens que dialogam entre a base comum e diversificada relacionando o cotidiano das crianças, considerando o binômio espaço/tempo, as linguagens, os valores, a cultura e a identidade. O trabalho por projetos que integrem diferentes componentes curriculares e a construção de sequências didáticas que promovam o entrelaçamento de componentes, vem garantindo um diálogo entre alunos, professores, gestão e comunidade escolar. A formação continuada tem sido um fator fundamental para o empoderamento dos professores e desenvolvimento das ações previstas e orientada pela Proposta Pedagógica do Programa em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Benevides/PA, anos iniciais do Ensino Fundamental que ressalta pontos norteadores como: Educação integral para as infâncias; Alfabetização na escola integral; ensino da linguagem, matemática, ciências naturais, ciência humanas e orientações pedagógicas gerais. Contribuindo com as práticas e metodologias de ensinos e aprendizagens exitosas, mesmo em meio a desafios ao longo desse processo formativo.