O artigo apresenta uma análise do papel das microaulas no processo de formação de futuros professores através de experiências advindas do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Biologia. Entendemos tal programa como uma política de incentivo a formação docente que visa integrar projetos institucionais, conduzidos por Instituições de Ensino Superior, à Educação Básica, de modo a contribuir para uma melhor qualificação profissional dos discentes dos cursos de licenciatura. Embasado na teoria da formação reflexiva de professores (Schön, 1992), o estudo acompanhou um grupo de residentes do curso de Ciências Biológicas, os quais foram guiados a planejar, ministrar e refletir sobre a metodologia em suas áreas de atuação. As microaulas aprimoraram habilidades de elaboração de atividades pedagógicas como: construção do plano de aula, exposição de conteúdo, abordagem teórica, aplicação de metodologias ativas e discussão construtiva do rendimento, o que se mostra importante por proporcionar uma oportunidade para os residentes aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos em um ambiente prático, enquanto as atividades reflexivas promovem análises críticas das estratégias pedagógicas utilizadas. Os resultados evidenciaram um aumento na confiança e no domínio das competências necessárias para a atuação como professores, além de uma compreensão mais aprofundada das demandas e desafios da profissão. Destaca-se a relevância dessa atividade como recurso didático integrador entre teoria e prática, contribuindo significativamente para a formação inicial de professores.