Este trabalho apresenta uma experiência do projeto “e-laborar”, iniciativa que transformou a educação infantil e anos iniciais em Tauá-CE em 2022. O espaço maker da Escola Centro Educacional Betesda, foi o palco dessa inovação educacional partindo de ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças. O objetivo dessa vivência é fomentar uma aprendizagem profunda e relevante dos currículos escolares através do uso de tecnologias digitais, incentivando a interação entre estudantes e professores e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Um dos desafios na educação contemporânea é conduzir aulas que incentivam o envolvimento, a criatividade e o pensamento crítico das crianças. Diante disto, a SME de Tauá/CE adotou práticas pedagógicas na Educação Maker em 34 escolas, abrangendo crianças da educação infantil e ensino fundamental. A Educação Maker, uma metodologia ativa, encoraja as crianças a encontrar soluções para problemas ou desafios, cultivando o pensamento crítico e mobilizando habilidades e competências cognitivas. Com base nos livros didáticos da coleção "Trilhas de Aprendizagem" desenvolvidos pela Amado Maker Editora, com sugestões de atividades pedagógicas maker, as crianças têm a chance de adquirir conhecimento de maneira lúdica e autônoma. É realizada uma avaliação da compreensão com as crianças, alinhadas ao currículo. As crianças começam colocando suas ideias no papel, esboçando o que planejam criar. Depois, utilizam materiais que podem ou não envolver máquinas de fabricação digital e realizam prototipagens. Os resultados são apresentados com entusiasmo e dedicação. O livro, que é uma compilação dos registros do educador maker, apresenta uma série de atividades realizadas em 2023 na Escola Centro Educacional Betesda e será destacado no congresso. Ao folhear o livro, é evidente o entusiasmo das crianças nas aulas propostas. Vale destacar que o espaço maker se transformou em um ambiente encantador, instigando as crianças a se engajarem nas atividades com empolgação.