Este artigo aborda a relação entre qualidade na Educação Infantil e o desenvolvimento acadêmico da criança em etapas posteriores de escolarização. Assim, os aspectos aqui apresentados provém de uma de uma revisão de literatura realizada para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Por meio dos aspectos apresentados objetivasse provocar reflexões acerca do impacto positivo que a garantia da qualidade na Educação Infantil pode exercer sobre a vida acadêmica do educando conforme evidenciado em investigações realizadas em diferentes contextos, internacional e nacional. Para tanto, esta pesquisa está ancorada em uma revisão bibliográfica que tem como aporte teórico Coleman (1966), Crahay (2002, 2013), Campos (2011, 2013, 2020), Campos et al.), (2011 Heckman (2006, 2012) no que tange as resultados observados nos rendimentos escolares de crianças que entre os zero e cinco anos de idade foram matriculadas em instituições que desenvolveram processos educativos de qualidade bem como em uma análise documental de normativas implementadas no âmbito nacional que visam a garantia da qualidade na primeira etapa da educação básica. A partir da revisão de literatura constatou-se que a garantia da qualidade nesta etapa exerce um impacto que pode até mesmo ser atenuador de desigualdades educacionais na sociedade considerando que as pesquisas revelaram que quanto mais elevada for a qualidade na Educação Infantil melhor o desempenho acadêmico da criança nas etapas posteriores de escolarização.