O brincar na Educação Infantil é primordial, é brincando que as crianças interagem entre si, descobrem o mundo, os outros e a si mesmo em um processo investigativo da vida cotidiana. Portanto, a Educação Infantil não pode limitar-se as paredes da sala de aula, tão pouco aos tracejados impressos em papel A4, é importante organizar espaços esteticamente convidativos a ação investigadora, contextos de interação e exploração, dentro e fora das salas de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery, na cidade de Alto Paraná - PR, as professoras dos maternais II (crianças bem pequenas de dois anos) exploram a organização dos espaços para trabalhar as cores, a alimentação, a higiene, a imaginação e a criatividade dos educandos. Toda a organização dos espaços está prevista no planejamento semanal, as professoras os organizam previamente de acordo com os objetivos da aula, geralmente em espaços amplos e ao ar livre, dependendo dos objetivos da aula as professoras organizam de três a cinco espaços com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo. Um aspecto importante dos espaços é que o mesmo coloca o professor como mediador do trabalho infantil, nunca como o guia ou facilitador, o professor apresenta o espaço para as crianças e a partir dali é ela quem decide o próximo passo, é ela quem observa, quem testa suas hipóteses e quem chega a seu próprio resultado. O trabalho com os espaços previamente organizados possibilitou o conhecimento da ação investigadora das crianças diante de contextos diversificados, a curiosidade infantil foi aliada da interação entre as crianças, estimulando a fala, o raciocínio, a troca de experiências, a autonomia e a autoconfiança.