Neste relato, descreve-se uma oficina realizada no Colégio Estadual Virgílio do Vale, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O principal objetivo da oficina foi promover a conscientização sobre a diversidade de gêneros e relações na comunidade LGBTQIAP+, visando combater preconceitos e estereótipos enraizados na sociedade. A metodologia adotada foi abrangente, incluindo discussões profundas sobre temas sensíveis como sexualidade, identidade de gênero e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAP+. Através de atividades interativas e reflexivas, os participantes foram encorajados a questionar suas próprias crenças e a desenvolver empatia em relação às experiências e vivências diferentes das suas. Os resultados da oficina foram bastante positivos e evidenciaram um aumento significativo na compreensão e aceitação da diversidade por parte dos alunos participantes. Muitos relataram uma mudança perceptível em suas atitudes e percepções, demonstrando maior sensibilidade e respeito em relação às questões de gênero e sexualidade. Além disso, a oficina também teve impacto no ambiente escolar, promovendo um diálogo mais aberto e inclusivo entre os estudantes e estimulando a criação de espaços mais acolhedores e seguros para todos os membros da comunidade escolar. Foi uma experiência enriquecedora e transformadora, destacando o papel fundamental da educação na promoção da igualdade, da diversidade e do respeito mútuo.