Este trabalho relata uma intervenção realizada como parte do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina e teve como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem saberes relacionados ao campo das frações e dos triângulos, incluindo a capacidade de identificação e operação com frações representadas em contextos não convencionais e determinando ângulos desconhecidos de um triângulo, classificando-os quanto às medidas dos comprimentos dos lados e as medidas dos ângulos. O estudo é de natureza exploratória e qualitativa, foi desenvolvido em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Petrolina, localizada no sertão de Pernambuco. A intervenção foi planejada considerando as dificuldades típicas encontradas no ensino e na aprendizagem de frações e de triângulos na Educação Básica, apontadas na literatura. A proposta foi vivenciada em dois momentos. O primeiro foi uma atividade lúdica intitulada “Matemática Quiz - Desvendando Saberes”. No segundo momento, foi aplicado uma atividade de verificação composta por questões que envolviam os saberes relacionados à atividade anterior. Os resultados indicaram que as atividades realizadas proporcionaram aos estudantes o desenvolvimento de habilidades fundamentais aos saberes do campo das frações e dos triângulos. Além disso, os participantes demonstraram compreender tanto os conceitos quanto às operações abordadas, o que pôde ser constatado a partir do rendimento ao longo da proposta e da atividade de verificação. Deste modo, pode-se inferir que as atividades propostas contribuem para os processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.