Este estudo investiga a atuação de uma rezadeira e benzedeira que incorpora os princípios da educação popular em sua prática, realizada em uma comunidade vulnerável. Utilizando como referência a abordagem metodológica de Holliday, o trabalho se configura como um relato de experiência de cunho qualitativo, delineando as práticas tradicionais de benzeção e cura conduzidas por Dona Tomázia ao longo dos meses de janeiro a abril de 2024. A coleta de dados se deu por meio de observação direta e diálogos estabelecidos durante visitas ao local onde a rezadeira exerce suas atividades de cuidado, situado em uma comunidade no município de Barão de Grajaú-MA. Os resultados obtidos evidenciam os caminhos para compreender tanto a educadora popular quanto o contexto territorial, as práticas de cuidado e seus reflexos na preservação da cultura popular, embasados nas contribuições teóricas da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Tal experiência propiciou um espaço de reflexão crítica e diálogo com a rezadeira, viabilizando a compreensão do papel social das rezadeiras em comunidades carentes como agentes promotores de saúde, que desafiam os modelos hegemônicos de formação na área da saúde e de produção do cuidado. Destaca-se ainda a importância de reconhecer e valorizar os saberes e práticas tradicionais, respeitando a diversidade cultural e promovendo uma abordagem mais inclusiva e holística no cuidado à saúde das comunidades marginalizadas. Este estudo contribui para ampliar o debate sobre a integração entre saberes populares e práticas de saúde, destacando a relevância da educação popular como ferramenta de empoderamento e transformação social.