EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COTIDIANO E GAMIFICAÇÃO COMO MEIOS CATALIZADORES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5736 "inscrito_id" => 15800 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COTIDIANO E GAMIFICAÇÃO COMO MEIOS CATALIZADORES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo explorar a gamificação utilizando o cotidiano como base para seu desenvolvimento, na intenção de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na disciplina de matemática, visando um melhor ensino-aprendizagem e obtendo uma maior significância do que é estudado, tendo o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que traz reflexões de pensadores que defendem a inovação em sala de aula, juntamente com a importância do uso de metodologias ativas. Além disso, será apresentado dados coletados a partir da metodologia utilizada com uma turma da EJA etapa 1 na cidade de Esperança-PB. O estudo foi desenvolvido inicialmente com aplicação de questionário que foi analisado e usado para a criação e utilização de jogos que envolvem a realidade e o cotidiano dos estudantes, como forma de aproximá-los dos conteúdos matemáticos de uma forma benéfica e finaliza com um segundo questionário que busca analisar a opinião dos envolvidos quanto o método de ensino. Como resultado, obtivemos que é necessário adicionar ao ensino outras formas de abordagem para que a construção do conhecimento neste componente seja prazerosa e a permanência em sala de aula tenha uma maior motivação e uma clara importância e precisão. Isso também dá abertura para que novas pesquisas com essa temática sejam realizadas acerca de outros componentes curriculares, ou até mesmo que a gamificação sirva de norte para a construção de novos métodos de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15800_TB5736_01102024221005.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Cyda Santos" "autor_email" => "maria.santos.nascimento@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5736 "inscrito_id" => 15800 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COTIDIANO E GAMIFICAÇÃO COMO MEIOS CATALIZADORES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo explorar a gamificação utilizando o cotidiano como base para seu desenvolvimento, na intenção de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na disciplina de matemática, visando um melhor ensino-aprendizagem e obtendo uma maior significância do que é estudado, tendo o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que traz reflexões de pensadores que defendem a inovação em sala de aula, juntamente com a importância do uso de metodologias ativas. Além disso, será apresentado dados coletados a partir da metodologia utilizada com uma turma da EJA etapa 1 na cidade de Esperança-PB. O estudo foi desenvolvido inicialmente com aplicação de questionário que foi analisado e usado para a criação e utilização de jogos que envolvem a realidade e o cotidiano dos estudantes, como forma de aproximá-los dos conteúdos matemáticos de uma forma benéfica e finaliza com um segundo questionário que busca analisar a opinião dos envolvidos quanto o método de ensino. Como resultado, obtivemos que é necessário adicionar ao ensino outras formas de abordagem para que a construção do conhecimento neste componente seja prazerosa e a permanência em sala de aula tenha uma maior motivação e uma clara importância e precisão. Isso também dá abertura para que novas pesquisas com essa temática sejam realizadas acerca de outros componentes curriculares, ou até mesmo que a gamificação sirva de norte para a construção de novos métodos de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15800_TB5736_01102024221005.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Cyda Santos" "autor_email" => "maria.santos.nascimento@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }