Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de práticas educativas e de cuidados para com bebês e crianças bem pequenas no Centro Integral de Educação Infantil, - Creche do Centro, na cidade de São Luís/MA. Desse modo, as construções das narrativas descritivas expressam o processo de criação da Creche, destacando os seguintes aspectos: 1) Contribuição do espaço para a efetivação de uma proposta educativa fundamentada na Abordagem Pikler; 2) Processo formativo dos profissionais que vivenciam a creche e 3) Reflexão sobre o desenvolvimento de bebês e crianças de 1 a 3 anos, em sua primeiríssima infância. A pesquisa se desenvolve no ano de 2024, utilizando o método socioetnográfico com os instrumentos de observação participante, análise documental e entrevistas. A creche do Centro foi fundada em 2022, em decorrência de uma concessão público-privada, fazendo parte, na ocasião, de um projeto piloto de Centros Integrais de Educação Infantil, pelo governo do Estado do Maranhão. Durante seu período de atuação, a creche tem desenvolvido práticas que possibilitam reconhecer os processos de aprendizagens das crianças e bebês, considerando e respeitando as especificidades dos grupos etários e suas individualidades, ampliando as vivências tanto dos atendidos como das professoras que os acompanham em seu cotidiano. Atualmente, a creche atende 80 crianças distribuídas em turmas de berçário, Creche 1 e Creche 2. A respeito da relevância das práticas e vivências oportunizadas na Creche do Centro, pode-se inferir, ao final desta narrativa, que tal proposta, fortalecida na relação privilegiada da criança/bebê com o adulto, na motricidade livre, na boa saúde e boa imagem de si, é fruto de um núcleo pioneiro em escola pública maranhense, contribuindo significativamente para uma cultura respeitosa de bebês e crianças bem pequenas na cidade de São Luís e, portanto, no estado do Maranhão.