Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE CUIDADOS NO CENTRO INTEGRAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE DO CENTRO EM SÃO LUÍS/MA: SOB A ABORDAGEM DE EMMI PIKLER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114195
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7576
    "inscrito_id" => 18108
    "titulo" => "AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE CUIDADOS NO CENTRO INTEGRAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE DO CENTRO EM SÃO LUÍS/MA: SOB A ABORDAGEM DE EMMI PIKLER"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de práticas educativas e de cuidados para com bebês e crianças bem pequenas no Centro Integral de Educação Infantil, - Creche do Centro, na cidade de São Luís/MA. Desse modo, as construções das narrativas descritivas expressam o processo de criação da Creche, destacando os seguintes aspectos: 1) Contribuição do espaço para a efetivação de uma proposta educativa fundamentada na Abordagem Pikler; 2) Processo formativo dos profissionais que vivenciam a creche e 3) Reflexão sobre o desenvolvimento de bebês e crianças de 1 a 3 anos, em sua primeiríssima infância. A pesquisa se desenvolve no ano de 2024, utilizando o método socioetnográfico com os instrumentos de observação participante, análise documental e entrevistas. A creche do Centro foi fundada em 2022, em decorrência de uma concessão público-privada, fazendo parte, na ocasião, de um projeto piloto de Centros Integrais de Educação Infantil, pelo governo do Estado do Maranhão. Durante seu período de atuação, a creche tem desenvolvido práticas que possibilitam reconhecer os processos de aprendizagens das crianças e bebês, considerando e respeitando as especificidades dos grupos etários e suas individualidades, ampliando as vivências tanto dos atendidos como das professoras que os acompanham em seu cotidiano. Atualmente, a creche atende 80 crianças distribuídas em turmas de berçário, Creche 1 e Creche 2. A respeito da relevância das práticas e vivências oportunizadas na Creche do Centro, pode-se inferir, ao final desta narrativa, que tal proposta, fortalecida na relação privilegiada da criança/bebê com o adulto, na motricidade livre, na boa saúde e boa imagem de si, é fruto de um núcleo pioneiro em escola pública maranhense, contribuindo significativamente para uma cultura respeitosa de bebês e crianças bem pequenas na cidade de São Luís e, portanto, no estado do Maranhão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18108_TB7576_11062024154937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE FONSECA VERAS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danifveras@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114195
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7576
    "inscrito_id" => 18108
    "titulo" => "AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE CUIDADOS NO CENTRO INTEGRAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE DO CENTRO EM SÃO LUÍS/MA: SOB A ABORDAGEM DE EMMI PIKLER"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de práticas educativas e de cuidados para com bebês e crianças bem pequenas no Centro Integral de Educação Infantil, - Creche do Centro, na cidade de São Luís/MA. Desse modo, as construções das narrativas descritivas expressam o processo de criação da Creche, destacando os seguintes aspectos: 1) Contribuição do espaço para a efetivação de uma proposta educativa fundamentada na Abordagem Pikler; 2) Processo formativo dos profissionais que vivenciam a creche e 3) Reflexão sobre o desenvolvimento de bebês e crianças de 1 a 3 anos, em sua primeiríssima infância. A pesquisa se desenvolve no ano de 2024, utilizando o método socioetnográfico com os instrumentos de observação participante, análise documental e entrevistas. A creche do Centro foi fundada em 2022, em decorrência de uma concessão público-privada, fazendo parte, na ocasião, de um projeto piloto de Centros Integrais de Educação Infantil, pelo governo do Estado do Maranhão. Durante seu período de atuação, a creche tem desenvolvido práticas que possibilitam reconhecer os processos de aprendizagens das crianças e bebês, considerando e respeitando as especificidades dos grupos etários e suas individualidades, ampliando as vivências tanto dos atendidos como das professoras que os acompanham em seu cotidiano. Atualmente, a creche atende 80 crianças distribuídas em turmas de berçário, Creche 1 e Creche 2. A respeito da relevância das práticas e vivências oportunizadas na Creche do Centro, pode-se inferir, ao final desta narrativa, que tal proposta, fortalecida na relação privilegiada da criança/bebê com o adulto, na motricidade livre, na boa saúde e boa imagem de si, é fruto de um núcleo pioneiro em escola pública maranhense, contribuindo significativamente para uma cultura respeitosa de bebês e crianças bem pequenas na cidade de São Luís e, portanto, no estado do Maranhão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18108_TB7576_11062024154937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE FONSECA VERAS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danifveras@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de práticas educativas e de cuidados para com bebês e crianças bem pequenas no Centro Integral de Educação Infantil, - Creche do Centro, na cidade de São Luís/MA. Desse modo, as construções das narrativas descritivas expressam o processo de criação da Creche, destacando os seguintes aspectos: 1) Contribuição do espaço para a efetivação de uma proposta educativa fundamentada na Abordagem Pikler; 2) Processo formativo dos profissionais que vivenciam a creche e 3) Reflexão sobre o desenvolvimento de bebês e crianças de 1 a 3 anos, em sua primeiríssima infância. A pesquisa se desenvolve no ano de 2024, utilizando o método socioetnográfico com os instrumentos de observação participante, análise documental e entrevistas. A creche do Centro foi fundada em 2022, em decorrência de uma concessão público-privada, fazendo parte, na ocasião, de um projeto piloto de Centros Integrais de Educação Infantil, pelo governo do Estado do Maranhão. Durante seu período de atuação, a creche tem desenvolvido práticas que possibilitam reconhecer os processos de aprendizagens das crianças e bebês, considerando e respeitando as especificidades dos grupos etários e suas individualidades, ampliando as vivências tanto dos atendidos como das professoras que os acompanham em seu cotidiano. Atualmente, a creche atende 80 crianças distribuídas em turmas de berçário, Creche 1 e Creche 2. A respeito da relevância das práticas e vivências oportunizadas na Creche do Centro, pode-se inferir, ao final desta narrativa, que tal proposta, fortalecida na relação privilegiada da criança/bebê com o adulto, na motricidade livre, na boa saúde e boa imagem de si, é fruto de um núcleo pioneiro em escola pública maranhense, contribuindo significativamente para uma cultura respeitosa de bebês e crianças bem pequenas na cidade de São Luís e, portanto, no estado do Maranhão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.