O reino monera é constituído de vários microrganismos, onde se destacam os táxons que incluem as bactérias e cianobactérias, tais indivíduos ocupam papéis de extrema interação com o meio ambiente, auxiliando no equilíbrio ecológico, e interesse científico num contexto universal. Entretanto é nítido a existência de fragilidades com os estudos desses seres vivos nas primeiras séries do ensino básico, acarretando desinformação e desinteresse ao longo da jornada estudantil do aluno. A relevância deste estudo se faz necessário, diante do objetivo de testar a ampliação da aprendizagem do Reino Monera, mediante propostas lúdicas, visando também abranger a poluição do meio ambiente como tema secundário. A intervenção ocorreu na disciplina de Ciências Naturais em determinada sala da 7° série do Ensino Fundamental II, vinculada a uma escola pública da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, foram ministradas aulas expositivas e dialogadas referentes ao conteúdo, em seguida houve a construção de maquetes com materiais recicláveis condizentes como tema. A metodologia e práticas abordadas, resultaram na aprimoração de pensamento científico, surgimento de propostas surpreendentes feitas pelos estudantes, engajamento de todos os alunos com as maquetes, fortalecendo o processo de ensino do reino das bactérias. Portanto existe a necessidade de ampliar a utilização do lúdico no ensino de Ciências Naturais de maneira que desperte afeição ao pensamento científico.