A compreensão da formação continuada de professores e seu impacto no desenvolvimento profissional ao longo de suas carreiras, assim como a preparação dos educadores para lidar com a diversidade nas salas de aula, constituem lacunas significativas na pesquisa educacional, que devem ser investigadas e registradas nos trabalhos acadêmicos. Este artigo visa compreender a formação de professores para atuação na escola do Sistema Socioeducativo, identificando suas lacunas e possíveis melhorias. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo emprega revisão bibliográfica e análise documental para examinar propostas de formação oferecidas pelo estado e discutir sua relevância. O contexto social e político em Minas Gerais revela deficiências nos investimentos em formação e qualificação docente, bem como desafios relacionados à carreira, condições institucionais e perfil dos alunos. Destaca-se a importância dos professores no Sistema Socioeducativo, não apenas para a educação, mas também para a reintegração de jovens infratores na sociedade. Portanto, há urgência na implementação de políticas públicas para aprimorar a formação e qualificação desses docentes, bem como para melhorar as condições de trabalho e carreira. O estudo evidencia uma defasagem significativa na formação de professores que atuam na escola do Sistema Socioeducativo, fornecendo percepções valiosas para a melhoria da qualidade da educação no país. Ao abordar essas questões, o estudo contribui para direcionar políticas e práticas educacionais mais eficazes.