EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111126 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3167 "inscrito_id" => 464 "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA" "resumo" => "A música, quarta das sete artes clássicas, é um dos elementos mais essenciais na composição de uma cultura. Está presente desde a vivência dos povos originários até hoje, onde mercadologicamente se tornou um dos produtos mais consumidos ao redor do globo. A música e sua melodia postas organizadamente em harmonia não podem ser enxergadas somente como entretenimento, uma vez que são expressões artísticas capazes de revelar muito sobre o principal objeto de estudo da geografia: a interação do homem com o espaço no qual ele vive. No tempo em que a globalização, um grande processo de integração entre nações distintas impera, a possibilidade de ter acesso a diferentes culturas foi altamente ampliada e a música é uma das vias responsáveis por este feito. Dito isto, devemos, como educadores, utilizar da música a fim de trabalharmos através de uma metodologia lúdica, dinâmica e convidativa, incrementando o processo de aprendizagem da ciência geográfica. Este trabalho tem uma abordagem quali-quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um jogo aplicado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa e do ensino superior em Geografia do IFRN Campus-Natal Central, tendo ainda a intenção de aplicar ao menos mais uma vez com uma turma do ensino médio técnico integrado do mesmo campus, referente a associação entre música e Espaço Geográfico. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de alicerce para o assunto. Tem-se como objetivo verificar a eficiência desta atividade lúdica no ensino da temática de regionalização cultural musical do mundo, buscando promover o enriquecimento do saber geográfico dos alunos participantes da dinâmica que terão a oportunidade de aprender sobre a cultura fonográfica de diversos países, buscando apresentá-los elementos que caracterizam a música de determinada região, a partir da exploração dos conceitos de origem da música e sua sonoridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID464_TB3167_06102024225246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA" "autor_nome_curto" => "RAELISON" "autor_email" => "raelison.simplicio@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111126 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3167 "inscrito_id" => 464 "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA" "resumo" => "A música, quarta das sete artes clássicas, é um dos elementos mais essenciais na composição de uma cultura. Está presente desde a vivência dos povos originários até hoje, onde mercadologicamente se tornou um dos produtos mais consumidos ao redor do globo. A música e sua melodia postas organizadamente em harmonia não podem ser enxergadas somente como entretenimento, uma vez que são expressões artísticas capazes de revelar muito sobre o principal objeto de estudo da geografia: a interação do homem com o espaço no qual ele vive. No tempo em que a globalização, um grande processo de integração entre nações distintas impera, a possibilidade de ter acesso a diferentes culturas foi altamente ampliada e a música é uma das vias responsáveis por este feito. Dito isto, devemos, como educadores, utilizar da música a fim de trabalharmos através de uma metodologia lúdica, dinâmica e convidativa, incrementando o processo de aprendizagem da ciência geográfica. Este trabalho tem uma abordagem quali-quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um jogo aplicado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa e do ensino superior em Geografia do IFRN Campus-Natal Central, tendo ainda a intenção de aplicar ao menos mais uma vez com uma turma do ensino médio técnico integrado do mesmo campus, referente a associação entre música e Espaço Geográfico. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de alicerce para o assunto. Tem-se como objetivo verificar a eficiência desta atividade lúdica no ensino da temática de regionalização cultural musical do mundo, buscando promover o enriquecimento do saber geográfico dos alunos participantes da dinâmica que terão a oportunidade de aprender sobre a cultura fonográfica de diversos países, buscando apresentá-los elementos que caracterizam a música de determinada região, a partir da exploração dos conceitos de origem da música e sua sonoridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID464_TB3167_06102024225246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA" "autor_nome_curto" => "RAELISON" "autor_email" => "raelison.simplicio@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }