Este estudo emerge das experiências dos pesquisadores e tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens obtidas através da concepção e realização da primeira edição da Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Ceará Campus Canindé (OMIC). A ideia surgiu enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e estava pautada em conceber uma olimpíada localizada e direcionada aos estudantes do Ensino Médio das escolas contempladas pelo PIBID. A OMIC se fundamenta na promoção do espírito competitivo entre os alunos, além de fortalecer suas habilidades analíticas e proporcionar um espaço para aplicação prática dos conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula. A construção da OMIC se baseia metodologicamente nos seguintes passos: Diagnóstico Inicial, Definição dos Objetivos, Planejamento das Aulas, Metodologias Ativas, Acompanhamento Individualizado, Elaboração e Aplicação da Prova e a finalização com a entrega das Premiações. A prova contou com questões cuidadosamente selecionadas do Banco de Questões da OBMEP e foram organizadas das mais fáceis para as mais difíceis, e cada uma contava com níveis diferentes e pontuações diferentes, de acordo com o nível de dificuldade que a mesma apresentasse. A prova foi aplicada para 20 alunos, de forma digital e presencial utilizando um dos Laboratórios de Informática do IFCE Campus Canindé, tendo um tempo previamente determinado. Concluímos que, em sua primeira edição, a OMIC estabeleceu uma base sólida para futuras adesões e edições. A combinação de desafios matemáticos e a premiação realizada durante o último dia do II Encontro de Matemática representaram fatores catalisadores para o interesse, dedicação, empenho e motivação dos alunos. Os resultados positivos servem como um indicativo encorajador para a continuidade e expansão dessa iniciativa no futuro.