RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO IFCE CANINDÉ: INSTIGANDO O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110579 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO IFCE CANINDÉ: INSTIGANDO O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Este estudo emerge das experiências dos pesquisadores e tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens obtidas através da concepção e realização da primeira edição da Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Ceará Campus Canindé (OMIC). A ideia surgiu enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e estava pautada em conceber uma olimpíada localizada e direcionada aos estudantes do Ensino Médio das escolas contempladas pelo PIBID. A OMIC se fundamenta na promoção do espírito competitivo entre os alunos, além de fortalecer suas habilidades analíticas e proporcionar um espaço para aplicação prática dos conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula. A construção da OMIC se baseia metodologicamente nos seguintes passos: Diagnóstico Inicial, Definição dos Objetivos, Planejamento das Aulas, Metodologias Ativas, Acompanhamento Individualizado, Elaboração e Aplicação da Prova e a finalização com a entrega das Premiações. A prova contou com questões cuidadosamente selecionadas do Banco de Questões da OBMEP e foram organizadas das mais fáceis para as mais difíceis, e cada uma contava com níveis diferentes e pontuações diferentes, de acordo com o nível de dificuldade que a mesma apresentasse. A prova foi aplicada para 20 alunos, de forma digital e presencial utilizando um dos Laboratórios de Informática do IFCE Campus Canindé, tendo um tempo previamente determinado. Concluímos que, em sua primeira edição, a OMIC estabeleceu uma base sólida para futuras adesões e edições. A combinação de desafios matemáticos e a premiação realizada durante o último dia do II Encontro de Matemática representaram fatores catalisadores para o interesse, dedicação, empenho e motivação dos alunos. Os resultados positivos servem como um indicativo encorajador para a continuidade e expansão dessa iniciativa no futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB2411_27102024131011.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110579 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO IFCE CANINDÉ: INSTIGANDO O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Este estudo emerge das experiências dos pesquisadores e tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens obtidas através da concepção e realização da primeira edição da Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Ceará Campus Canindé (OMIC). A ideia surgiu enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e estava pautada em conceber uma olimpíada localizada e direcionada aos estudantes do Ensino Médio das escolas contempladas pelo PIBID. A OMIC se fundamenta na promoção do espírito competitivo entre os alunos, além de fortalecer suas habilidades analíticas e proporcionar um espaço para aplicação prática dos conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula. A construção da OMIC se baseia metodologicamente nos seguintes passos: Diagnóstico Inicial, Definição dos Objetivos, Planejamento das Aulas, Metodologias Ativas, Acompanhamento Individualizado, Elaboração e Aplicação da Prova e a finalização com a entrega das Premiações. A prova contou com questões cuidadosamente selecionadas do Banco de Questões da OBMEP e foram organizadas das mais fáceis para as mais difíceis, e cada uma contava com níveis diferentes e pontuações diferentes, de acordo com o nível de dificuldade que a mesma apresentasse. A prova foi aplicada para 20 alunos, de forma digital e presencial utilizando um dos Laboratórios de Informática do IFCE Campus Canindé, tendo um tempo previamente determinado. Concluímos que, em sua primeira edição, a OMIC estabeleceu uma base sólida para futuras adesões e edições. A combinação de desafios matemáticos e a premiação realizada durante o último dia do II Encontro de Matemática representaram fatores catalisadores para o interesse, dedicação, empenho e motivação dos alunos. Os resultados positivos servem como um indicativo encorajador para a continuidade e expansão dessa iniciativa no futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB2411_27102024131011.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }