Com as mudanças sócio-culturais, a tecnologia mostra-se como uma ferramenta valiosa no que tange ao ensino da língua materna, bem como a aquisição da leitura e da escrita na educação básica. Nesse contexto, o artigo em comento objetiva analisar como as tecnologias podem ser utilizadas em atividades de leitura e escrita no ensino fundamental, de modo a favorecer o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever e interpretar textos. Para tanto, é indispensável perpassar pelos estudos e pesquisas de renomados autores da área. Nessa perspectiva, Geraldi (2011), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Camargo (2018), Kenski (2007) e Ribeiro et al (2010), abordam o tema da leitura e escrita, considerando também o uso das tecnologias na perspectiva do diálogo entre leitor e autor, onde tal prática precisa ser significada por meio dos interlocutores. Os estudos na área também denotam a necessidade de capacitação e atualização profissional docente para o pleno desenvolvimento de práticas de integração da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Desse modo, considerando o advento da tecnologia, não é razoável admitir a elaboração de práticas pedagógicas sem utilizá-las como recursos metodológicos, principalmente, por entender que os alunos têm, por natureza, uma curiosidade constante pelo novo e por tudo que é resultante da tecnologia moderna.