A formação inicial deveria dar a base para que os Professores que Ensinam Matemática (PEM) pudessem construir conhecimentos sobre a prática de sala de aula. Nessa perspectiva, o professor formador pode assumir o Lesson Study (LS) como um processo formativo capaz de promover o desenvolvimento profissional dos graduandos de maneira colaborativa e centrada na prática pedagógica, possibilitando o aprofundamento teórico e prático do conteúdo matemático, do conhecimento pedagógico do conteúdo e do conhecimento do currículo de matemática. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender como a metodologia de Lesson Study contribui para que os professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental aprendem matemática e se desenvolvem profissionalmente na formação inicial. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo bibliográfico organizada a partir do método de revisão sistemática da literatura. Para isso, foi realizada uma investigação acerca dos estudos de mestrado e doutorado desenvolvidos no período de 2014-2024, especificamente, os trabalhos que utilizaram a metodologia do LS na formação inicial do PEM, ou seja, nos cursos de Pedagogia ou licenciaturas afins. A principal fonte de pesquisa foi a BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Os resultados, ainda parciais, indicaram que o LS possibilita ao professor em formação inicial mobilizar saberes docentes relacionados, sobretudo, ao saber do conteúdo matemático, ao saber pedagógico do conteúdo matemático e ao saber curricular. Além disso, os participantes ensinam e aprendem de maneira colaborativa.