Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111525
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3745
    "inscrito_id" => 979
    "titulo" => "DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA"
    "resumo" => "Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID979_TB3745_28102024235715.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVERA"
    "autor_nome_curto" => "Jamille Costa"
    "autor_email" => "profjamilleoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111525
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3745
    "inscrito_id" => 979
    "titulo" => "DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA"
    "resumo" => "Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID979_TB3745_28102024235715.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVERA"
    "autor_nome_curto" => "Jamille Costa"
    "autor_email" => "profjamilleoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.