Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender.