Neste artigo discorremos sobre a efetividade da implantação do Programa Nova EJA (PRONEJA) no município de Rio Largo – AL, considerando as variáveis: acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes nas escolas. O PRONEJA, implantado no ano de 2023, é fruto de um longo processo de análise das demandas formativas da população alvo da modalidade EJA no município. Trata-se de uma reformulação que teve como escopo a Resolução CNE/CEB 01 de 28 de maio de 2021, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Educação de Jovens e Adultos a Distância. O estudo em tela reúne dados referentes a períodos anteriores à implantação do Programa (2021-2022) e posteriores (2023-2024), a fim de traçar uma análise sobre os avanços e as fragilidades oriundas da mudança da Matriz Curricular e da execução de ações propostas na parte diversificada do currículo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, uma vez que investiga de maneira profunda e particularizada o objeto em questão. Dialogam com as discussões travadas ao longo deste trabalho os estudos de Freire (1987), Freitas (2021), Cury (2001) e outros. Preliminarmente, os dados têm demonstrado limites estruturais para a efetivação e consolidação de ações que contribuam para a permanência dos estudantes, embora note-se uma relativa queda nas desistências, além disso, tem-se mostrado desafiadora a garantia de formação integral dos sujeitos com a redução temporal de permanência na escola. Conclui-se que o PRONEJA propõe um conjunto de ações que, a priori, buscam consolidar uma estrutura educacional na qual sujeitos da EJA tenham condições objetivas de acesso, permanência e conclusão do Ensino Fundamental, entretanto, aspectos cruciais da proposta padecem de condições mínimas para execução e sucesso das ações.